Lúcio Gonçalo de Alcântara

22 de janeiro de 2015 - 18:15

Lúcio Gonçalo de Alcântara

Nascido em16 de maio de 1943, no município de Fortaleza /CE. Formado em Medicina no ano de 1966 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Exerceu os cargos de: Médico Perito do Instituto Nacional de Previdência Social, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Chefe da Unidade de Preceptoria da Residência Médica do Hospital Geral de Fortaleza e Diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas. Aos 28 anos de idade, foi o mais moço dos secretários de Estado e sua gestão foi marcada pela realização de várias obras de construção: hospitais, postos de saúde, instalação de laboratórios regionais de saúde, 1.ª etapa do Centro de Hematologia e Hemoterapia – maior da Região Norte/Nordeste e, ampliação das instalações da Secretaria da Saúde. Ampliou a assistência materno-infantil, otimizou o desempenho da vacinação – atividade-base da Secretaria, e expandiu a distribuição de medicamentos. Também investiu no Programa de Preparação de Recursos Humanos.

Autor de várias obras publicadas, dentre as quais destacam-se: “ Gestão de Saúde Pública: Alguns Desafios Propostos pelo SUS”, em 1991; “ Praticando a Descentralização”, em 1992; “Doação de Órgãos – Lei da Vida”, em 1998; “4 Anos de Mandato em Defesa da Cidadania – 1995 a 1998”, em 1999; “Um Projeto para Mudar o Brasil”, em 2006. Recebeu várias condecorações: Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo pelo Ministério da Educação; “Comendador da Ordem do Ipiranga” pelo Governo de São Paulo; “Diploma de Cidadania” da Assembleia Nacional Constituinte; “Medalha do Mérito Legislativo” da Câmara Municipal de Fortaleza. Foi Presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Ceará, Presidente do Instituto Tancredo Neves, Titular da Academia Cearense de Letras, Secretário para Assuntos Municipais de 1978 a 1979, Prefeito de Fortaleza de 1979 a 1982, Deputado Federal de 1983 a 1987, Deputado Federal (Constituinte) de 1987 a 1991, Vice-Governador do Estado do Ceará de 1991 a 1994, Senador da República de 1995 a 2003 e, atualmente exerce o cargo de Governador do Estado do Ceará desde 2003.