22 de janeiro de 2015 - 18:41

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Jurandi Frutuoso Silva

Jurandi Frutuoso Silva, natural de Pedra Branca/CE, nasceu em 27 de setembro de 1953. É casado com a médica Maria Zélia Soares Lins. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1981, é pós-graduado em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em 1998. Impulsionado pela sua vocação, desde a época acadêmica já deixava perceber o interesse pela saúde pública, optando por estagiar na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e no Instituto Dr. José Frota (1976 a 1979). Em 1981, iniciou suas atividades médicas na terra natal, onde exerceu as funções de presidente da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, entidade mantenedora do Hospital São Sebastião, sendo diretor de 1981 a 1988. Trabalhou ainda nos municípios de Boa Viagem, Tauá, Madalena e Itapiúna. Neste município, permaneceu de 1994 a 1996, tempo em que exerceu as funções de médico e primeiro coordenador do Programa Saúde da Família, ajudando a delinear as linhas mestras do programa, que estava nascendo no Brasil, e contribuindo para a redução significativa da mortalidade infantil, o que levou o município a ser premiado pelo Unicef. Secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca, de janeiro de 1997 a dezembro de 2002, estruturou o sistema municipal de saúde, habilitando o município na Gestão Plena do Sistema de Saúde em 1998. Na I Expoepi (I Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças), promovida pela Secretaria de Vigilância a Saúde/MS, teve seu trabalho de combate à dengue premiado. Presidiu o Conselho Municipal de Saúde de Pedra Branca de 1997 a 2002. Representou os municípios de médio porte na Comissão Intergestores Bipartite. Reconhecido pelo conjunto dos secretários municipais como líder engajado nas grandes questões municipais, foi eleito, por aclamação, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), cargo que deixou ao assumir a Secretaria de Estado da Saúde do Ceará (SESA), em janeiro de 2003, atendendo ao convite do Governador eleito, Lúcio Alcântara. Como titular da pasta da saúde, atualmente exerce as funções de: Presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau); Presidente da Comissão Intergestores Bipartite; Presidente nato do Conselho de Administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – entidade qualificada como Organização Social para gerir o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e membro titular do Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública – ESP/CE. Assim como no âmbito estadual, obteve o reconhecimento nacional de seus pares, sendo eleito Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais (Conass), em abril de 2006. Com a eleição para a presidência do Conass, tornou-se membro titular do Conselho Nacional de Saúde. Sua gestão na Secretaria da Saúde do Estado está centrada em três pilares: inclusão social, tornando a saúde mais próxima da população; fortalecimento de parcerias entre os três níveis de gestão; e, eficiência na estão estadual da saúde. No balanço dos seus quatro anos de gestão, destacam-se: redução histórica da mortalidade infantil, abaixo do patamar de 20 óbitos por mil nascidos vivos, graças a elevação da taxa de aleitamento materno exclusivo até quatro meses de vida (75%); incremento do número de hospitais Amigo da Criança (35), tornando o Ceará o Estado com maior número de hospitais com esse certificação; aumento de berçários de médio risco e de UTIs neo-natais e pediátricas nos hospitais da rede estadual e hospitais-pólo; criação do Programa Saúde Mais Perto de Você, que fortaleceu a assistência regional e reduziu a transferência de pacientes para as macrorregiões de saúde; priorização da saúde bucal, com a expansão para 1.300 equipes de saúde bucal e ampliação dos Centros Especializados de Odontologia (CEOs); construção e implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO); implantação do Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceram); implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); implantação da Política Estadual de Humanização em Saúde; investimento na estrutura, com aquisição de equipamentos para a rede hospitalar própria do Estado; desprecarização do trabalho, com a realização dos concursos para o Programa Saúde da Família e para as unidades próprias da SESA. Na etapa final de sua gestão, liderou junto aos municípios a construção do Pacto Pela Saúde e assinou Termo de Compromisso com o Ministério da Saúde, consolidando o processo. Foi eleito Deputado Estadual, na 23º Legislatura (1993 a 1994) pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao qual filiou-se em 1987.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}