José Waldemar Alcântara e Silva

22 de janeiro de 2015 - 18:05


José Waldemar Alcântara e Silva

 
Nascido em 12 de abril de 1912, no distrito de Anacetaba, município de São Gonçalo do Amarante/CE. Formado em Medicina no ano de 1938 pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Nomeado para o cargo de médico sanitarista do Departamento de Saúde Pública do Estado do Ceará, ao final de 1939, assumindo o exercício da função em 13 de janeiro de 1940, na cidade de Quixadá. Em 1943, foi requisitado pelo Governo do Estado do Ceará para chefiar o Centro de Saúde de Fortaleza, o segundo cargo mais importante do escalão da saúde pública estadual. Quando Secretário de Educação e Saúde no Governo Raul Barbosa, inaugurou o Sanatório de Maracanaú em junho de 1952, sendo este um grande marco na sua administração, cuja construção teve início em 1938. Nessa época, gerenciava a Campanha Nacional contra a Tuberculose no Ceará.

Construiu vários hospitais regionais, fato que determinou a consolidação da divisão sanitária do Estado. Também foram instalados nas principais regiões hospitais de pequeno e médio portes. Pois, sempre preocupou-se com os problemas sanitários do Estado e, envidou esforços para tornar obrigatória a realização de estágio no interior para médicos recém-formados, objetivando suprir a carência desses profissionais no meio rural. Contudo, este ideal não pode ver consumado. A saúde pública sempre foi sua prioridade, tanto é que quando estava à frente do Governo do Estado do Ceará concluiu um grande empreendimento: Centro de Hemoterapia do Estado. Outras demandas importantes para a saúde foram atendidas, como a destinação de recursos para o suprimento de remédios e vacinas, já que sempre acompanhava os resultados dos indicadores de saúde. Cumpriu com dignidade os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador. Foi Vice-Governador do Estado do Ceará no Governo de Adauto Bezerra e, durante sua gestão, recebeu em setembro de 1975, o destacado troféu do Sistema Verdes Mares – “Sereia de Ouro” – criado por Edson Queiroz , tendo como paraninfo o Senador José Magalhães Pinto – Presidente do Congresso Nacional. Com a assinatura do termo de renúncia do Governador Adauto Bezerra, em 1978, Dr. Waldemar de Alcântara assume o Governo do Estado, cujo período governamental foi de um ano e um mês, tempo suficiente para situar o Ceará em segundo lugar, superado apenas pelo Estado de São Paulo, em transferências de recursos per capita, além de grandes realizações implementadas pela sua equipe de governo. Em 1980, foi condecorado com a mais alta comenda oficial do Estado – a Medalha da Abolição – pelo Governador Virgilio Távora.

Também recebeu o título de Doutor Honoris Causa, por decisão unânime do Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará, pelo seu espírito de luta para a criação da Faculdade de Medicina nessa instituição de ensino superior, da qual foi Diretor. Juntamente com Raul Barbosa, idealizou a criação do Banco do Nordeste e defendeu junto às instâncias decisórias para que sua sede fosse em Fortaleza. Exerceu as funções de diretor dessa instituição financeira, renunciando ao cargo em 1968, para efetivar-se no Senado na vaga aberta pelo falecimento do Senador Paulo Sarasate, de quem era seu suplente.