José Parsifal Barroso

22 de janeiro de 2015 - 17:33

José Parsifal Barroso

José Parsifal Barroso nasceu no dia 5 de julho de 1913 no município de Fortaleza. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de Fortaleza. Eleito deputado classista em 1936, permanecendo até o advento do Estado Novo, dedicando-se à advocacia e ao magistério. Em 1945, elegeu-se deputado constituinte pelo Ceará na legenda do Partido Social Democrático (PSD), com a deposição de Getúlio Vargas. Em 1949, abandonou o magistério e se dedicou exclusivamente à carreira política. No ano seguinte, foi eleito deputado federal pelo PSD do Ceará, sendo membro da Comissão de Finanças e relator do Plano de Valorização da Amazônia. Em 1954, foi eleito senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), afastando-se por dois anos e meio para exercer o cargo de Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no Governo de Juscelino Kubitschek. Em 1956, foi chefe da representação brasileira junto à Conferência Internacional do Trabalho realizada em Genebra, Suíça.

Em março de 1958, foi designado membro da comissão instituída pelo Presidente Juscelino Kubitscheck para coordenar o auxílio ao Nordeste, assolado pelos efeitos da grande seca. Afastou-se do cargo nesse mesmo ano para concorrer ao Governo do Estado do Ceará, elegendo-se governador pela legenda das Oposições Coligadas formada pelo PSD, PTB e Partido de Representação Popular (PRP), assumindo o governo em 25 de março de 1959. Exerceu seu governo sob três presidências da República: Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. Retirou-se das funções públicas com a instauração do movimento político-militar de 1964, retornando em 1970 como deputado federal do Ceará pela legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena). A partir de 1973, foi vice-líder da Arena na Câmara dos Deputados e reeleito deputado federal pelo Ceará no pleito de novembro de 1974. Novamente vice-líder da Arena em abril de 1975, foi membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e suplente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Nesse mesmo ano, foi escolhido primeiro vogal da Fundação Mílton Campos para Pesquisas e Assuntos Políticos. Nomeado Ministro Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, renunciou ao mandato de deputado federal em 1977, ocupando o cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal em 1979. Foi redator do jornal O Estado, de Fortaleza, sócio do Sindicato de Jornalistas Profissionais (RJ) e membro da Associação Cearense de Imprensa. Faleceu em Fortaleza no dia 21 de abril de 1986.