João Ananias Vasconcelos Neto

22 de janeiro de 2015 - 18:02


João Ananias Vasconcelos Neto

 
João Ananias Vasconcelos Neto, Secretário da Saúde do Estado do Ceará, é médico sanitarista. Filho de José Ananias Vasconcelos e Terezinha Tomáz Vasconcelos, nasceu em Santana do Acaraú. É casado com a médica Maria José Arcanjo Vasconcelos com quem tem três filhos.
 
O espírito de homem público, defensor da liberdade e da cidadania, ficou evidente desde a juventude. Já nos tempos da faculdade participou do movimento estudantil contra a ditadura militar e contribuiu para a reconstrução do Centro Acadêmico de Medicina e do Diretório Central Estudantil – o DCE, da Universidade Federal do Ceará, onde em 1980 concluiu o curso de medicina. O início do curso foi na Escola de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, em Portugal.
 
Além da vocação para a medicina, era mesmo um homem de mente e coração na política. A política focada no enfrentamento das desigualdades sociais. Com apenas dois anos de formado em medicina, concorreu em 1982 à prefeitura de Santana do Acaraú. Em 1986, ingressa no Partido Socialista Brasileiro – o PSB.
 
Em 1988, eleito prefeito de Santana do Acaraú, começa a colocar em prática as ideias e projetos de participação popular. Constrói com a força de mais de cem associações comunitárias o Conselho Comunitário, chamado de ¨Conselhão¨. A experiência de discutir dificuldades, buscar alternativas e compartilhar resultados serve de modelo para gestores e movimentos populares em nível estadual e também no Brasil.
 
Já no primeiro mandato como prefeito de Santana do Acaraú os resultados de quem conduz a promoção da saúde como estratégia de gestão permanente apareceram em vários indicadores. Em especial, na saúde da criança. Recebeu o prêmio do Unicef porque Santana do Acaraú foi o município que mais promoveu ação de imunização no Estado.
 
Em 1995 vai para o poder legislativo. Foi eleito deputado estadual, reforçando o compromisso de lutar pelas causas dos movimentos populares e culturais. Na Assembleia Legislativa, os jornalistas elegeram João Ananias Vasconcelos Neto como o melhor deputado da Casa. Em 1996, interrompe a trajetória no legislativo para retomar o projeto de desenvolvimento, com avanços na melhoria da qualidade de vida da população de Santana.
 
Foi eleito em 1998, prefeito de Santana do Acaraú pela segunda vez. O ¨Conselhão¨ foi fortalecido. O apoio às ações de luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra foi uma constante, sendo criada no município a sub-regional do MST, com um balanço positivo. Dos dez assentamentos rurais existentes em Santana, oito foram conquistadas no período da administração João Ananias. Conhecedor da precária situação de vida dos trabalhadores rurais, participou ativamente da luta pela desapropriação de áreas para fins de reforma agrária em vários municípios cearenses, notadamente em Morrinhos, Itarema, Amontada, Itapipoca, Acaraú, Cruz, Jijoca, Canindé, Caucaia, Independência, Meruoca, Madalena e Quixadá.
 
Por unanimidade, foi eleito em 1999 pelos socialistas cearenses presidente estadual do PSB. Ficou na presidência até janeiro de 2003, quando renunciou. Desfiliou-se do partido em virtude da intervenção da executiva nacional por ter apoiado o candidato Lula a presidência da República e não o candidato do PSB – Garotinho, já no primeiro turno da eleição de 2002. Desde 2003, filiou-se ao PC do B.
 
Além de ações e decisões, o currículo de João Ananias Vasconcelos Neto é feito de desafios. O mais novo desafio ele assumiu no dia 2 de janeiro deste ano. Aceitou o convite do Governador Cid Gomes e assumiu o cargo de Secretário da Saúde do Estado do Ceará. Na Sesa, o compromisso de avançar na saúde primária e a disposição em enfrentar as dificuldades da média complexidade.
 
Tudo em respeito a autonomia dos municípios e chamando o controle social a uma maior participação. No dia 12 de março deste ano renunciou ao cargo de presidente do Conselho Estadual de Saúde, que, por lei, era nato do Secretário da Saúde do Estado do Ceará. E dessa forma possibilitou eleição direta entre os conselheiros para a presidência do Cesau.
 
Antes de chegar a Secretaria da Saúde do Estado, foi nos últimos anos médico do Programa Saúde da Família de Paracuru. No período de 1983 a 1985 participou da implantação de cinco centros de saúde e da reestruturação do Programa Materno-Infantil em vinte e sete centros de saúde da rede municipal de Fortaleza. Nos anos de 1978 e 1979 trabalhou como médico assistente do Laboratório Laffi, em Fortaleza. Foi diretor do Departamento de Assistência Médica da Secretaria da Saúde do Município de Fortaleza de 1983 a 1986. A partir de 1987 assumiu a chefia da equipe médica da emergência do hospital Instituto Dr. José Frota.
 
Na lista de cursos, destacam-se o Curso de Atualização em Doenças Infecto-contagiosas do Hospital do Ultramar de Lisboa, em Portugal; Curso de Urgências Médicas no Hospital Escola Santa Maria Lisboa; Curso das Principais Doenças Parasitárias do Nordeste no Centro de Saúde da Universidade Federal do Ceará; e Curso de Atualização em Hematologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.