Humberto Macário de Brito

22 de janeiro de 2015 - 18:21

Humberto Macário de Brito

Nascido em 13 de julho de 1929, no Município de Campos Sales/CE. Formado em 1958 pela Faculdade de Medicina da Bahia. De retorno ao Cariri, passou a exercer as funções de médico junto ao Hospital São Francisco de Assis, onde permaneceu de 1959 a 1974. Concursado pelo DASP-INAMPS como urologista, concentrou toda sua experiência num grande empreendimento no setor saúde, fundando e dirigindo o Hospital Regional Manuel de Abreu, na cidade do Crato.

Integrou a Sociedade Cearense de Cirurgia e o Sindicato dos Médicos do Ceará. Sua gestão foi voltada para a proteção e promoção da saúde coletiva, utilizando estratégias de ação capazes de garantir, ao mesmo tempo, a saúde do ambiente e o controle das doenças, com foco para a imunização, vigilância, assistência materno-infantil, educação em saúde, alimentação, saneamento básico, planejamento familiar e atenção primária. Foram realizadas obras de construção e reforma de postos de saúde com recursos do Polonordeste e do Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS) e construídos o Hospital Regional de Itapipoca, Hospitais Maternidades de Iracema, Itapiúna e Solonópole e os Centros de Saúde de Santana do Cariri, Tauá e Senador Sá.