Frederico Augusto de Lima e Silva

22 de janeiro de 2015 - 18:30

Frederico Augusto de Lima e Silva

Nascido em 22 de agosto de 1947, no município de Manaus/AM. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1971, especializou-se em cardiologia no ano de 1973 e em hemodinâmica no ano de 1974 no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, e sendo mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará em 1998. Foi Diretor do Hospital Infantil Dr. Albert Sabin no período de 1979 a 1985; Diretor Geral do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará no ano de 1986; Diretor do Hospital de Messejana no ano de 1987; Presidente da Fundação de Saúde do Estado do Ceará (FUSEC) no ano de 1988; Subsecretário da Saúde do Estado do Ceará no período de 1989 a 1990 e, designado para responder interinamente pelas funções do cargo de Secretário da Saúde do Estado do Ceará em 1990, pelo Governador Tasso Jereissati, com a saída do Dr. Marco Penaforte para concorrer ao processo legislativo; Secretário Municipal de Saúde da Caucaia no ano de 1991; Secretário Municipal de Saúde de Marcanaú no ano de 1992; nomeado primeiro Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em 1994.

Na área do magistério superior, atuou junto à Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte e, atualmente, junto à Escola de Saúde Pública do Ceará, como colaborador em cursos de especialização. Durante sua gestão de Subsecretário da Saúde foram construídos o Hospital Regional de Iguatu e o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e reformados os Hospitais Regionais de Tianguá, Crateús e Quixeramobim, Hospital de Saúde Mental de Messejana, Hospital Infantil Dr. Albert Sabin, e alguns hospitais localizados no interior do Estado. Atualmente, exerce as funções de Coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital de Messejana – Unidade de Referência Estadual da SESA, no âmbito do Sistema Único de Saúde.