Benedito Artur de Carvalho Pereira

22 de janeiro de 2015 - 18:03

Benedito Artur de Carvalho Pereira

Nascido em 14 de março de 1928 no município de Olinda/PE. Logo após seu nascimento, os pais vieram residir em Fortaleza na “mansão dos Arthur de Carvalho”, em frente ao atual Quartel General da 10.ª Região Militar e da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Formado em Medicina no ano de 1952 pela Faculdade de Medicina do Recife. Durante sua fase acadêmica, foi por vários anos interno do Hospital da Aeronáutica de Recife. Especializou-se como Cirurgião e Obstetra e, ao retornar a Fortaleza, trabalhou na Casa de Saúde César Cals e na antiga Casa de Saúde São Lucas.

Em outubro de 1953, passou a integrar o corpo médico do Hospital do Pronto Socorro/Assistência Municipal de Fortaleza como plantonista da equipe Chefiada por Dr. Olavo Rodrigues. Na época do Diretor do HPS – Dr. Jorge Romcy – foi Superintendente Clínico – cargo criado na Reforma Administrativa em 1954, de iniciativa do Prefeito Paulo Cabral de Araújo, cuja função assemelhava-se a de Diretor Médico Executivo. Em maio de 1959, por solicitação do Governador Virgílio Távora, foi colocado à disposição do Governo do Estado do Ceará.

Exerceu suas funções de médico no IAPM e IAPETEC, permanecendo no exercício quando da fusão desses dois institutos, transformados em INPS no ano de 1967. Prestou serviços no Hospital de Saúde Mental, unidade de saúde mantida pela Federação Espírita, sob a direção geral de Dr. Suliano Filho, médico psiquiatra. Na sua gestão como Secretário da Saúde, foi construído o Hospital de Saúde Mental de Messejana.