Antônio Enéas Vieira

22 de janeiro de 2015 - 18:24

Antônio Enéas Vieira

Nascido em 24 de setembro de 1942, no município de Fortaleza/CE. Formado em Medicina no ano de 1967 pela Universidade Federal do Ceará, especializou-se em Clínica Médica, pós-graduado em Medicina do Trabalho. Na sua gestão foram desenvolvidas ações voltadas para prevenção e controle de doenças transmissíveis, assistência à saúde da mulher e da criança, odontologia sanitária, educação em saúde, saúde mental, doenças crônico-degenerativas, vigilância sanitária e para os trabalhadores de empresas de médio e grande porte, através da “Carteira de Saúde – CODASA”.

No tocante a obras e reformas, merecem destaque a estruturação da Rede Pública de Saúde, inauguração dos “Gonzaguinhas”, construção do Centro de Saúde de Juazeiro do Norte e reestruturação do Centro de Saúde Dona Libânia, atualmente unidade de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante sua gestão foi realizado um estudo epidemiológico do Estado, objetivando conhecer o seu perfil e traçar estratégias para a melhoria de sua situação no ranking nacional. Um marco na sua gestão foi a democratização das decisões da Pasta com a participação de representantes da classe dos trabalhadores. Foi também Secretário Municipal de Itaitinga e médico da Companhia DOCAS do Estado do Ceará.