Antônio Carlile Holanda Lavor

22 de janeiro de 2015 - 18:27

Antônio Carlile Holanda Lavor

Nascido em 23 de agosto de 1940 no município de Jucás/CE. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1964, especializou-se em microbiologia pela Universidade do Rio de Janeiro em 1965. Regressando à terra natal, exerceu as funções de médico generalista até 1966, para posteriormente, trabalhar no Instituto de Medicina Preventiva da Universidade Federal do Ceará e no Hospital de Maracanaú, permanecendo até 1968. Foi professor da Universidade de Brasília no período de 1969 a 1978, onde desenvolveu pesquisas que culminaram com a idealização do Agente de Saúde. Em 1987, assumiu as funções de Secretário Estadual da Saúde, desencadeando a implantação do Sistema Único de Saúde e aplicando o experimento do profissional Agente de Saúde em larga escala, com a atuação em campo de 6 mil mulheres no serviço de emergência em atendimento à seca naquele ano.

Em 1989, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Iguatu e participou da criação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), sendo Presidente desse colegiado até 1991 e, durante o desempenho dessa função, participou ativamente do processo de municipalização da saúde. Foi Prefeito de Jucás no período de 1993 a 1996 e, neste quadriênio, presidiu a Associação dos Municípios do Ceará (AMECE) – antiga Associação dos Prefeitos do Ceará (APRECE) – e se dedicou especialmente à educação básica, com campanha em prol da escolarização de todas as crianças cearenses, que culminou com a reforma constitucional, que estabeleceu a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF). Foi mobilizador junto aos municípios para a realização de concurso público único para a contratação de professores municipais. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento do Curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde e da especialização e concurso dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).