Anamaria Cavalcante e Silva

22 de janeiro de 2015 - 18:34

Anamaria Cavalcante e Silva

Nascida em 15 de agosto de 1947, no município de Fortaleza/CE. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará no ano de 1972, especializou-se em Pediatria pelo Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro no ano de 1974, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará em 1998 e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora da Residência de Pediatria do Hospital Infantil Albert Sabin de 1979 a 1987; Diretora do Posto de Assistência Médica de Porangabussu/Ministério da Previdência de 1985 a 1986; Diretora Geral do Hospital Infantil Dr. Albert Sabin de 1987 a 1988 e de 1995 a 2003; Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza de 1989 a 1990; Subsecretária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará de 1990 a 1992; Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família na Universidade de Fortaleza de 1997 a 1999. Na área do magistério coordena desde 2000 a Disciplina Saúde da Família na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte; professora do Mestrado em Saúde Pública da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará desde 2003.

Na sua gestão um dos grandes desafios foi o combate à epidemia de cólera com a implantação de unidades de tratamento em vários estabelecimentos de saúde, monitorização das diarréias em todos os municípios, estratégia posteriormente adotada pelo Ministério da Saúde ao criar o Programa de Monitorização das Doenças Diarréicas Agudas (MDDA). Foram implantados o Programa Viva Mulher, o Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Infantil e da Mulher; o Programa Saúde da Família em parceria com as secretarias municipais de saúde; Projeto Hospital Municipal Mais Perto de Você, momento em que foram realizadas ampliações de hospitais, transformação de unidades básicas de saúde em hospitais municipais e também, construção de outros hospitais. A institucionalização do Sistema de Informação do Programa Agentes de Saúde (SIPAS) em 1993 foi outro marco importante pois daí, desencadeou a implantação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) em 1999 pelo Ministério da Saúde. Ocupa o cargo de Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, atual gestão de Dr. Jurandi Frutuoso, tendo sido nomeada desde 2003. Desde 2005 até os dias atuais, exerce as funções de Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP).