Albert Sabin realiza cirurgias neurológicas inovadoras

5 de setembro de 2012 - 19:27

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) realizou, recentemente, dois procedimentos inovadores em neurocirurgia infantil, o tratamento de hidrocefalia por endoscopia e a retirada de tumor cerebral via nasal. Pela primeira vez, um hospital da rede pública do Ceará utiliza essas técnicas em crianças e adolescentes. O neurocirurgião Eduardo Jucá, responsável por essas inovações no Hias, diz que os métodos trazem mais segurança para o paciente, pois diminui o risco de complicações.

 
Eduardo Jucá explica que a endoscopia cerebral foi utilizada para tratar a hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro) de dois pacientes. Antes desse procedimento, a técnica convencional utilizada para controlar a maioria dos casos da doença era a instalação de um catéter para drenar o líquido até a região abdominal. “O problema é que o catéter pode entupir e apresentar complicações. Além disso, a endoscopia tem a vantagem de não deixar um material artificial dentro do organismo da criança. Com um pequeno furo no crânio, é feito uma desobstrução e o líquido volta a circular”, afirmou. Jucá disse ainda que a endoscopia também pode tratar tumores e cistos.
 
O neurocirurgião também falou sobre a operação inédita, no Hias, de retirada de um tumor cerebral pelo nariz de um paciente de 15 anos. Segundo ele, a cirurgia foi realizada com o auxílio de um endoscópio, que é introduzido pelas narinas, permitindo ao médico acompanhar tudo por uma tela de computador. É feita uma perfuração no crânio e o tumor é retirado. “Há menos riscos de seqüelas. Outra vantagem é que não temos de abrir a cabeça toda do paciente, o que reduz a possibilidade de infecções”, disse. Ele disse ainda que a presença de uma equipe multidisciplinar foi fundamental para o sucesso da cirurgia. Participaram dessa operação otorrinos, neurocirurgiões, anestesiologista, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Jucá agradeceu à participação do otorrinolaringologista convidado João Flávio Nogueira, que realizou o acesso à base do crânio através do nariz.

Assessoria de Comunicação do Hias
Raquel Mourão

(85) 9925.9444/(85) 3256.1574
Email: imprensa@hias.ce.gov.br
Siga o @albertsabince no twitter