Governador inaugura primeira UPA 24h da capital quinta-feira, 22

20 de março de 2012 - 14:33

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) da capital será inaugurada nesta quinta-feira, 22, às 18 horas, pelo governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. A nova unidade, com uma área de 1.300 metros quadrados, fica na Praia do Futuro, Rua Júlio Silva, 440, próximo a Avenida Dioguinho. Logo após a inauguração, no início da noite, já começa a atender à população com serviços de urgência e emergência.

alt

A UPA 24h da Praia do Futuro terá 128 profissionais de saúde. Todos aprovados em seleção pública. Só médicos são 43 e enfermeiros 18. Com 15 leitos e equipamentos modernos para realização de exames, a UPA 24h vai reduzir o movimento de pacientes nas emergências dos hospitais, principalmente a do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pela proximidade e facilidade de acesso através da Avenida Santos Dumont. A UPA 24h não pára nunca, como o próprio nome sugere. Funcionará de domingo a domingo, durante 24 horas, até nos feriados.

A UPA da Praia do Futuro, um investimento de R$ 3.542.500,00 em obras e mais R$ 800.000,00 na aquisição de equipamentos do governo do Estado e do Ministério da Saúde, tem capacidade para realizar 450 atendimentos por dia. Na nova unidade, a população pode resolver problemas de pressão alta, febre, cortes, queimaduras e receber o primeiro atendimento em casos de AVC. Os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

alt

Rede de urgência e emergência

A UPA 24h da Praia do Futuro faz parte da nova rede de urgência e emergência em construção pelo governo do Estado. A primeira unidade foi inaugurada em Maranguape. Em três meses de funcionamento, já realizou 13.641 atendimentos a pacientes vítimas, principalmente de acidentes, infarto, queimaduras e quedas. Na primeira etapa são 32 unidades, quatro na capital. Além da UPA na Praia do Futuro, outras três já estão com as instalações prontas na capital e sendo equipadas para inauguração nos bairros Coaçu, Canidezinho e Autran Nunes. Na Região Metropolitana há quatro com as instalações concluídas em Caucaia, Eusébio, Horizonte e Pecém no município de São Gonçalo do Amarante. Também estão prontas e sendo equipadas as UPAs 24h de Canindé, Crateús, Pentecoste e São Benedito. Este ano, com apoio do Ministério da Saúde, foram acrescidas mais 16 unidades para o Ceará, totalizando 48 UPAs 24h.

Na nova rede de assistência à saúde, estão incluídos ainda o Hospital Regional do Cariri – em funcionamento; o Hospital Regional Norte, que deve ser concluído ainda este semestre; o Hospital e Maternidade Regional de Quixeramobim, em fase final de licitação; e o Hospital Regional Metropolitano, em estudo de viabilidade e será construído até a Copa do Mundo 2014 no eixo do estádio Castelão, em Fortaleza. A nova rede inclui ainda 22 policlínicas regionais, com quatro já inauguradas; 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, com nove entregues à população e funcionando em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte, Russas, Ubajara e Sobral, e o restante com as obras em fase de acabamento.