Policlínica Regional de Tauá será inaugurada sexta-feira, 24

22 de setembro de 2010 - 15:38

A Secretaria da Saúde do Estado entregará à população de Tauá, nesta sexta-feira, 24 de setembro, a Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas, na Rua Abgail Sidrão de Oliveira, 190. A inauguração acontecerá às 16 horas, com a presença do secretário Arruda Bastos. A Policlínica Regional de Tauá foi construída pelo Governo do Estado, com recursos do Tesouro Estadual, e terá gestão do Consórcio Público da Microrregião de Tauá, formado pelos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

A Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Estado do Ceará, que inclui mais 20 policlínicas regionais, já em construção, e ainda dois hospitais regionais no Cariri, em Juazeiro do Norte, e no Norte do Estado, em Sobral, e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regionais do Ceará. Além dos 16 CEO, o governo do Estado, em parceria com a UFC, está entregando à população da macrorregião de Sobral mais um CEO regional, que vai garantir serviços especializados em saúde bucal aos habitantes dos 24 municípios.   

Em Tauá, a policlínica regional atenderá a população de 109.810 habitantes dos municípios integrantes da 14ª microrregião de saúde. Serão oferecidas as seguintes especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. E ainda: apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, os moradores terão acesso a exames e serviços de radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

Tudo isso também nas policlínicas em Baturité e em Camocim. Em Baturité, a policlínica será inaugurada dia 28, às 16h. Como unidade regional, atenderá os 135 mil habitantes dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti. Já em Camocim, que será inaugurada dia 29, às 16h, a policlínica vai ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde para os moradores de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole.

Homenagem em Tauá

Por Lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado, a Policlínica Regional de Tauá recebe o nome do Dr. Frutuoso Gomes de Freitas. Nascido em 26 de julho de 1913 em Tauá, foi casado com Elza Cavalcanti Gomes de Freitas, com quem teve quatro filhos: Manoel Cavalcanti Gomes de Freitas, Heraldo Cavalcanti Gomes de Freitas, Isa Maria Cavalcanti Gomes de Freitas e Frutuoso Gomes de Freitas Junior. Faleceu no dia  4 de setembro de 1982.

Frutuoso Gomes de Freitas graduou-se como médico pela Faculdade de Medicina em 1939 e pautou sua vida acadêmica no estudo e prevenção das doenças infecciosas e transmissíveis.  Através da participação em curso de aperfeiçoamento e especialização, tornou-se especialista em microbiologia, imunologia, parasitologia, epidemiologia e profilaxia.