Hipertensão Arterial

9 de setembro de 2009 - 17:42

A hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão do sangue na parede das artérias para se movimentar é muito forte, acima
de 140X90mmhg (milímetros por coluna de mercúrio).

Por que é importante medir a pressão arterial e tratar adequadamente quando estiver elevada?
A pressão alta é a principal causa de derrames cerebrais, de doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), de induficiência renal ou paralisação dos rins e de alterações na visão que podem levar à cegueira.

Quem corre mais risco de ser hipertenso?
Pessoas que têm familiares hipertensos, estão com excesso de peso, não têm alimentação saudável, ingerem muito sal, consomem muito alimentos industrializados, não fazem exercícios físicos, consomem bebida alcoólica excessivamente. As pessoas com diabete também correm mais risco de pressão alta.

Quais os sintomas da hipertensão arterial?
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença. Por isso, é chamada de “inimiga silenciosa”. Os sintomas da hipertensão são dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz.

O que o hipertenso deve fazer?
– Medir a pressão regularmente
– Mudar hábitos de vida:

1- Diminuir a quantidade de sal na comida. Usar no máximo 1 colher de chá para toda a alimentação diária

2- Retirar saleiro da mesa e não acrescentar sal no alimento depois de pronto

3- Ter alimentação saudável, evitando açúcares e doces, frituras, derivados de leite na forma integral, com gorduras. Prefira frutas, verduras, legumes e alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados. Os temperos devem ser naturais. Os produtos lácteos indicados são os desnatados.

4- Diminuir ou abandonar o consumo de bebidas alcoólicas

5- Manter um peso saudável – Ou seja, o IMC (Índice de Massa Corpórea) abaixo de 25Kg/m2. Para calcular o IMC divida o seu peso em Kg por sua altura (em metros) duas vezes.
IMC= peso (Kg)
        altura2(m)

6- Avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que no homem não deve ultrapassar 94 cm e na mulher 80 cm.

7- Praticar atividade física pelo menos 5 dias na semana (caminhada,  andar de bicicleta, trocar o elevador pela escada, dançar).

8- Não fumar. Depois da hipertensão o fumo é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares.

9- Controlar o estresse

10- Comparecer às consultas médicas regularmente