HEMOCE

31 de outubro de 2008 - 13:05

Hemoce: excelência em hematologia e hemoterapia 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Criado em novembro de 1983 e com início de funcionamento, em janeiro de 1984, por decisão do então Governador Adauto Bezerra, com respaldo na iniciativa do então Secretário de Saúde, . Lúcio Alcântara, o Hemoce, desde quando foi concebido, teve por finalidade básica controlar a política de sangue no Ceará. Localizado na Avenida José Bastos, bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza – CE, possui uma área construída de 7.000 m2, que se estende por todo um quarteirão nas imediações do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Cursos de Odontologia, Farmácia e Enfermagem da UFC, Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Farmácia-Escola e Instituto do Câncer do Ceará/Hospital do Câncer, formando o grande complexo da saúde, implantado no antigo bairro do Porangabussu. O espaço, que estrategicamente ocupa, permite ao Hemoce interagir, de forma positiva, com as instituições vizinhas, em especial o HUWC, com quem mantém estreita relação de parceria para atendimento dos pacientes com doenças hematológicas, prestação de atendimento transfusional e para as atividades de ensino, extensão e pesquisa. O Hemoce é uma referência, no Estado do Ceará, com capacidade para atender às exigências da sociedade, em se tratando de sangue e hemoderivados para suprir as necessidades da população.

MISSÃO

Buscar, com eficiência de gestão, a excelência de seus produtos e serviços, o desenvolvimento da pesquisa e a capacitação de recursos humanos, em hematologia e hemoterapia para promoção da saúde da população.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

O Hemocentro de Fortaleza é sustentado por duas vigas–mestras: o Serviço de Hemoterapia, e o Serviço de Hematologia.

– Serviço de Hemoterapia: com responsabilidade pelo processamento do sangue, desenvolve atividades de captação, coleta, beneficiamento, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes;

– Serviço de Hematologia: responsável pela execução de atividades dispostas em quatro categorias – científicas, ensino, extensão e pesquisa;

– Serviço de Ensino e Pesquisa: responsável por atividades científicas e de educação continuada para estudantes e funcionários e estímulo e apoio a atividades de pesquisa nas áreas de hematologia e hemoterapia.


ESPECIFICIDADES DOS SERVIÇOS

SERVIÇO DE HEMOTERAPIA

Coletas de sangue: aproximadamente dois terços das doações ocorrem nos postos fixos de coleta localizados no hemocentro coordenador e no Instituto Dr. José Frota. As demais (coletas externas) são coordenadas pelo setor de captação e realizadas em todo o Estado, responsabilizando-se, cada hemocentro, pela execução dessas atividades, na área em que atua. Uma campanha destinada à coleta de sangue, requer a participação de toda uma equipe, formada por: captador, enfermeira, flebotomistas, além de pessoal de apoio.

Captação de Doadores: planejamento e execução de campanhas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para o exercício desse tipo de cidadania. A intenção maior é captar doadores, em especial novos, com perspectivas de fidelização. Incumbe-se, também, de realizar palestras sobre a importância da doação de sangue, levando a mensagem do HEMOCE a toda a sociedade. Intensifica o seu trabalho, em épocas especiais, como Carnaval, Semana Santa, Natal, e Ano Novo, quando cresce a demanda por sangue, na capital e no interior, embora a população diminua o comparecimento para a doação. Participa dos eventos já incluídos no calendário da cidade, como Queremos Deus, Renascer e Halleluya, oportunidade impar para captação de novos doadores e aumento singular do número de coletas.

Beneficiamento: Cada bolsa de sangue coletada é encaminhada ao setor de processamento de sangue, onde será fracionada. O laboratório de Imunohematologia realiza exames de identificação do tipo sanguíneo (ABO/Rh) e pesquisa de anticorpos irregulares (PAI). Também faz prova de compatibilidade e fenotipagem etritrocitária, para garantir segurança ao processo transfusional. No laboratório de sorologia, é realizada a triagem sorológica dos doadores, visando a identificação de doenças transmitidas pelo sangue, como sífilis, doença de Chagas, hepatites B e C e as retroviroses. Comprovada a sorologia negativa, o sangue ou cada um de seus componentes ficará estocado no hemocentro, ou nas agências transfusionais intrahospitalares, à espera do paciente necessitado de transfusão.

Distribuição:
O sangue e hemocomponentes, processados no Hemoce e nos hemocentros regionais, cobrem na quase totalidade, as necessidades do Sistema Único de Saúde da capital e do interior. Vale destacar, aqui, os dados de produção dos hemocentros, no ano de 2005.

 Hemocentro

Média do Número de Coletas/Mês

Média do Número de Transfusões/Mês

Média do Número de Unidades processadas 

Número de Hospitais Abastecidos  

Fortaleza

4.732 

5.623 

12.075

68 

Sobral

1.219

 962

2.714 

31 

Quixadá

148 

 –

381 

31 

Crato*

1.153

 1.041

2.566 

49 

Iguatu

405 

 235

824 

34 

*Refere-se à produção do Hemocentro Regional do Crato e Hemonúcleo de Juazeiro do Norte.

Serviço de Hematologia: 

unidade de referência na prestação de assistência médica especializada a pacientes adultos portadores de doenças hematológicas da capital, do interior e de estados vizinhos. O Serviço, vinculado ao Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, tem estreita ligação com o HEMOCE, através de uma parceria informal. Sob sua responsabilidade estão:

Atendimento Ambulatorial:

– cerca de 850 pacientes/mês são atendidos em consultas médicas nos ambulatórios de Triagem, Linfomas e Leucemias, Doença de Gaucher, HTLV, Anemias, Doença de Hodgkin, Anemia Aplástica e HPN, Ambulatório Geral, Doenças da Coagulação, Síndromes Mielodisplásticas, Mieloma Múltiplo, Ambulatório do Doador Inapto por Hemoglobina, Ambulatório pós- Transplante de Medula Óssea.

– o Hospital-dia atende, em média, 450 doentes/ mês para tratamento quimioterápico e 110 paciente/ mês para assistência às intercorrências advindas da doença e/ou de sua terapia.

– atendimento mensal multidisciplinar a cerca de 250 pacientes portadores de coagulopatias constitucionais: odontologia, fisioterapia e assistência social.

– a unidade transfusional disponibiliza, a prestação de serviços hemoterápicos a uma média de 450 pacientes/ mês.

Laboratórios:

– De Hemograma – atendimento mensal: 3500 exames.
– De Mielograma e Biópsia òssea – média de 70 análises. citológicas/ mês.
– De Hemoglobina – 5000 exames.
– De Coagulopatias – 1200 exames
– De Marcadores Celulares (Citometria de Fluxo) – 30 exames.

Extensão:

tem, entre outros, a Liga do Sangue, projeto que reúne 10 alunos da Faculdade de Medicina da UFC, objetivando o fomento à pesquisa.

SERVIÇO DE ENSINO E PESQUISA

Ensino: são atividades de ensino desenvolvidas no Hemoce estágios (36 estagiários, só em 2005), aulas de graduação para o curso médico, Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia, atualmente com dois residentes e o Curso de Especialização em Hematologia e Hemoterapia (11 alunos, atualmente) nessa mesma área.

Pesquisa: em andamento, estão os projetos:

– Anemia no idoso

– Síndromes Mielodisplásticas- Avaliação Epidemiológica

– Leucemia Linfóide Crônica-Avaliação Epidemiológica e Estudo de Marcadores Prognósticos

– Estudo Retrospectivo do Mieloma Múltiplo em Centros Brasileiros de Referência

– Envolvimento Ocular na Anemia Falciforme

– Linfoma de Hodgkin em pacientes idosos (>60anos): dados epidemiológicos, índice prognóstico (IPS) e resposta ao tratamento

– Linfoma de Hodgkin – avaliação das possíveis causas de insucesso no tratamento

– Linfoma de Hodgkin – freqüência de segunda neoplasia

Em fase de execução estão outros dois projetos, com financiamento externo (FINEP):
Infusões de Células Progenitoras no Tratamento da Insuficiência
Cardíaca Congestiva-Avaliação de segurança e eficácia.

Caracterização do Perfil Eritrocitário em indivíduos sadios e portadores de Síndromes Mielodisplasticas através de microscopia de força atômica.

Atividades Científicas: promoção de eventos, cursos e palestras. Realização semanal de sessões clínicas para discussão de casos clínicos e outros assuntos relevantes. Integração dos profissionais da saúde, através do “Clube de Revista” e do “Clube do Hemograma”. Estímulo à produção científica: em 2005, o Hemoce apresentou 26 trabalhos nas áreas de Hematologia e Hemoterapia em eventos científicos nacionais e internacionais.Curso de “Avaliação Clínica e Laboratorial do Paciente com Doença Hematológica” com duração de 40 horas e dirigido a estudantes e profissionais da saúde.

TÍTULO

Em 2003, o Serviço de Hematologia recebeu o título de “Centro de Excelência em Síndromes Mielodisplásticas” conferido pela entidade internacional The Myelodysplastic Syndrome Foundation.

Diretora: Luciana de Barros Carlos

Serviço ——-

Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza-Ce – CEP:60440-261
Telefone: 85 3101-2296
Fax: 85 3101-2307