Raiva

30 de outubro de 2008 - 13:20

O QUE É RAIVA
É uma doença fatal, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso. Acomete o homem e outros mamíferos, como: cão, gato, boi, cavalo, macaco, soim, raposa.

COMO É TRANSMITIDA
O cão, o gato ou outro animal  doente podem transmitir a raiva através da saliva:
– Pela mordedura
– Pela arranhadura
– Pela lambedura

QUAIS OS SINTOMAS
No animal altera o seu  comportamento: não come, não bebe água, procura locais escuros, fica agressivo e com salivação excessiva.

No homem, costuma começar com uma dormência no local da agressão, seguida de depressão mental, inquietação, sensação de mal-estar e febre. A inquietação evolui para uma agitação descontrolada, produção de grande quantidade de saliva. Uma pessoa que sofre de raiva não pode beber e, por esse motivo, a doença  recebe o nome de hidrofobia (medo de água).

COMO PREVENIR A DOENÇA
Através da vacinação de cães e gatos, apreensão de cães de rua, atendimento de pessoas agredidas por animais, observação clínica de cães e gatos e evitar  a criação de soim, que é também um dos transmissores importantes no Ceará.

O QUE FAZER EM CASOS DE AGRESSÃO
– Lavar imediatamente com água e sabão o ferimento
– Procurar o posto de saúde mais próximo para receber o tratamento vacinal adequado
– Não matar o animal, deixá-lo em observação por 10 dias em local seguro, fornecendo-lhe água e comida.Caso o animal permaneça vivo, informar ao médico que está conduzindo o tratamento.