Como doar órgãos e tecidos

Tudo que você precisa saber sobre a doação de órgãos

 

No caso de doação em vida é permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de órgãos, tecidos ou parte do corpo vivo para fins de transplante ou terapêutica, somente nos seguintes casos: órgãos duplos, partes de órgãos cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco, quando não há grave comprometimento das aptidões vitais e da saúde mental, quando não causar mutilação ou deformação inaceitável.

 

A realização de transplantes ou enxerto de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano só poderá ser realizada por estabelecimento de saúde, público ou privado, e por equipes médico-cirúrgicas de remoção e transplante previamente autorizadas pelo órgão de gestão nacional do Sistema Único de Saúde.

 

A retirada “pós-morte” de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada e registrada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e transplante, mediante utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina. Será admitida a presença de médico de confiança da família do falecido no ato da comprovação e atestação da morte encefálica.

 

Após a retirada de partes do corpo, o cadáver será condignamente recomposto e entregue à família ou responsáveis legais para sepultamento.

 

Tempo médio para cada órgão

 

Órgão/ Tecido

Tempo máximo
para retirada

Tempo máximo de preservação extracorpórea

 

Córneas

 

 

6 horas pós parada cardíaca

14 dias

 

Coração

 

 

Antes da parada cardíaca

 

 4 a 6 horas

 

Pulmões

 

 

Antes da parada cardíaca

4 a 6 horas

 

Rins

 

 

Até 30min pós parada cardíaca

até 48 horas

 

Fígado

 

 

Antes da parada cardíaca

12 a 24 horas

 

Pâncreas

 

 

Antes da parada cardíaca

12 a 24 horas

 

Ossos

 

 

6 horas pós parada cardíaca

 

até 5 anos

A prática de venda ou compra de órgãos afronta a legislação e incorre em crimes: