Educação Permanente

 

Sistema de Regulação das Práticas de Ensino na Saúde


 
Regulação das Práticas de Ensino na Saúde é um sistema desenvolvido e implantado pela Coordenadoria da Gestão da Educação Permanente em Saúde (CGEPS), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com a finalidade de simplificar e otimizar o acesso dos alunos às Unidades de Saúde da Rede Sesa. O sistema viabiliza ações de compartilhamento de informações, automatizando os processos de solicitações de estágios supervisionados, visitas técnicas, práticas assistidas e discussão dos processos e ações, colaborando assim com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema atua como uma ferramenta de gestão ensino-serviço-comunidade, pautada no quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social.
 
Uma das mais importantes atribuições da CGEPS é a Regulação das Práticas de Ensino na Saúde, em que realiza o planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação de estágios curriculares em parceria com as instituições de ensino superior e técnico do Ceará. A parceria está formalizada por 27 convênios firmados com as instituições de ensino, viabilizando semestralmente o estágio de aproximadamente dez mil alunos em 25 unidades de saúde da Rede Sesa.
 

Proensino


 
O Programa Bolsa de Incentivo à Educação (Proensino) é um programa de estágio da Sesa para a construção e troca de saberes entre o serviço e o ensino, visando contribuir com a formação dos futuros trabalhadores do SUS, para que conheçam a complexidade da Rede de Atenção no processo de organização dos serviços de saúde no Ceará.
 
O programa destina-se à concessão de bolsas de extensão a estudantes regularmente matriculados nos cursos da saúde e de áreas afins. A seleção dos estudantes ocorre por meio de edital de seleção. O processo formativo ocorre no contexto do SUS, através da construção de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que são sistematizadas nos serviços de saúde enquanto cenários de aprendizagem. Por meio de tecnologias em saúde, utiliza-se de infraestrutura disponível em diferentes cenários, contribuindo para uma formação diferenciada e humanizada. Os estudantes desempenham atividades ligadas ao ensino, gestão, assistência, pesquisa e extensão.
 

Informações: (85) 3101-5116