Mesa Diretora e estrutura organizacional do Cesau/CE (2021-2023)

 
A Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), eleita pelo Plenário, é composta pelos seguintes cargos: presidência, vice-presidência, secretaria geral e secretaria adjunta, para um mandato de dois anos. Desde 2008, o presidente do Cesau/CE é eleito diretamente pelos conselheiros. Até então, a presidência do Conselho era cargo nato do secretário da Saúde do Estado.
 
Cabe à Mesa Diretora a responsabilidade por toda a condução dos processos administrativos e políticos a serem deliberados pelo Pleno. Outra competência da Mesa do Conselho, que trabalha de forma colegiada, é promover articulações políticas com órgãos e instituições, internas e externas, para garantir a intersetorialidade do Controle Social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas.
 

PRESIDENTE

José Araújo Júnior
Segmento: Profissional de saúde – Representante do segmento dos profissionais de saúde dos Conselhos Municipais de Saúde da Região do Cariri.
 

VICE-PRESIDENTE

Francisco Adriano Duarte Fernandes
Segmento: Usuário – Representante de entidades de representação de aposentados e pensionistas com atuação e representação estadual.
 

SECRETÁRIA-GERAL

Antônia Márcia da Silva Mesquita
Segmento: Usuário – Representante do segmento de usuários dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Norte.
 

SECRETÁRIA ADJUNTA

Ivelise Regina Canito Brasil
Segmento: Governo – Representante das Instituições de Ensino Superior do Estado com curso na área de Saúde.