SAMU 192 Ceará

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

 

O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU funciona todos os dias da semana e todas as horas, até de madrugada. O SAMU 192 Ceará, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado, está presente em 136 municípios. Fortaleza e Sobral mantêm o serviço sob gestões municipais.

 

O SAMU presta socorro em qualquer lugar. O paciente pode estar na residência, no local de trabalho, em vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação, um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e assim garante atendimento rápido com menos riscos de sequelas e redução de óbitos ao socorro precoce.

 

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

 

SAMU 192 Ceará

www.samu.ce.gov.br
Atendimento 24 horas
Telefone: 192 (ligação gratuita)