Hospital São José de Doenças Infecciosas é um dos 91 núcleos da Rede Universitária de Telemedicina

26 de fevereiro de 2014 - 19:32

A Rede Rute é qualificada como a melhor prática em telemedicina e integra hospitais universitários e unidades de referência em ensino e pesquisa como o Hospital São José.
O projeto é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Além do Hospital São José (HSJ), também se tornaram núcleos da Rede de Telemedicina o Hospital Geral César Cals (HGCC), ambos em Fortaleza (CE), e a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis (SC).
As três unidades de saúde participaram da solenidade através de videoconferência com a liderança do Prof. Luis Messina, coordenador nacional da Rede Rute.

A Rede Rute

A Rede integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino públicos, cria formalmente núcleos de telemedicina, realiza videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.  Atualmente, a Rute possui 57 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.
 Com essas três inaugurações, a Rede Rute passa a ter 91 núcleos em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil.

No Hospital São José a Dra. Christiane Takeda é a coordenadora do núcleo de telemedicina e a primeira contribuição do HSJ foi um panorama sobre o sarampo no Ceará, feito através de videoconferência coma  pa\rticipação de unidades de várias regiões brasileiras pelo infectologista Robério Leite.
 “A idéia é que o núcleo da Rede Rute no Hospital São José comece imediatamente para difundir temas na área das doenças infecciosas que fazem do HSJ referência de tratamento e pesquisa científica no Ceará”. Roberto da Justa, diretor Hospital São José de Doenças Infecciosas.

Assessoria de Comunicação HSJ
Franciane Amaral