Secretários

Secretário da Saúde

Henrique Jorge Javi de Sousa

Nasceu em Morada Nova, no Ceará, em 5 de junho de 1972. Mestrando em Aeronavegabilidade e Segurança da Aviação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com vivência profissional na gestão da saúde, foi primeiro coordenador do Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado no período de 2008/2009, que implantou a nova rede de assistência do Ceará, formada por 22 policlínicas regionais, 18 novos Centros de Especialidades Odontológicas regionais e três hospitais regionais. Ainda na vivência da gestão da saúde, assumiu a presidência do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar de 2010 a 2014. Em janeiro de 2015 retorna à Secretaria da Saúde do Estado na função de secretário-adjunto. Em agosto de 2015 assume o cargo de secretário da Saúde do Estado do Ceará.

Secretário Adjunto

Marcos Antônio Gadelha Maia

Natural de Fortaleza, Ceará, é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (1992) e pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana). Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), também tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz). Foi coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza como membro do time de liderança. No Hospital de Messejana, foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente e diretor-geral. É secretário-adjunto da Saúde do Ceará desde agosto de 2015.

Secretária Adjunta

Isabel Cristina Cavalcanti

Nasceu em Princesa Isabel, Paraíba. Graduou-se em Farmácia – Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1980. Tem pós-graduação em Gestão de Medicamentos Essenciais pela Faculdad Nacional de Salud Pública, na Universidad de Antioquia – Medellín/ Colombia, e em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). É concursada da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, com vínculo em regime Estatutário, desde 1982. Atuou como farmacêutica – bioquímica no Centro de Saúde Flávio Marcílio (1982/1986); nas Áreas de Vigilância Sanitária de Produtos, Medicamentos, Alimentos e Meio Ambiente (1986/1992). Coordenou a Assistência Farmacêutica da Secretária da Saúde do Estado do Ceará (1992/2002) e a Coordenadoria de Desenvolvimento e Apoio aos Serviços de Saúde (2002/2003). Foi gestora das Regiões de Saúde (2004/2006). Em 2007, foi cedida para exercer as funções de coordenadora e docente da Pós-Graduação em Gestão em Saúde da Universidade Federal do Ceará (2007). Foi gestora da Coordenadoria de Pós-Graduação de Atenção à Saúde na Escola de Saúde Pública do Ceará (2008/ 2010). Em 2011, assumiu o cargo de superintendente ajdunta da Superintendência da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Integrante do quadro de docente da ESP/CE, conforme o Plano Político Pedagógico (PPP). Atualmente, é secretária-adjunta da Saúde do Ceará, desde junho de 2017.

Secretária Executiva

Lilian Alves Amorim Beltrão

Natural de Jaguaribe, Ceará, é médica formada pela Universidade Federal do Ceará (1985), com especialização em Gestão Pública e Mestrado em Medicina do Trabalho e ainda em Saúde Pública e Administração Hospitalar. É servidora pública concursada da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) desde 1986. Foi gerente da Rede Pública Complementar da Secretaria da Saúde do Estado de Pernambuco, no período de 1992 a 1995, e diretora da Divisão de Auditoria dos Serviços de Saúde do Estado do Ceará, entre os anos de 1996 e 1999. Em 2000, assumiu a Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Sesa. Em dezembro de 2013 assumiu o cargo de secretária-adjunta da Sesa. Em agosto de 2015 assume o cargo de secretária executiva da Saúde do Ceará.