Secretários

Secretário da Saúde

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema nervoso autônomo, sistema cardiopulmonar e doença de chagas.

Secretária Executiva de Atenção à Saúde

Tânia Mara Silva Coelho

É graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1998) e pós-graduada em Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde no Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2013). Especialista em Medicina do Viajante pelo Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow, no Reino Unido (2015). Atuou no Programa de Saúde da Família (PSF) em Ipueiras (1998-1999) e Aracoiaba (1999-2000) e como médica plantonista da emergência do Hospital Gênesis (2002-2006). Em 2003, tornou-se médica concursada da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), trabalhando no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), e em 2004, da Prefeitura de Marcanaú, exercendo sua atividade no Hospital Municipal de Maracanaú. No Hospital São José, foi médica chefe do Programa de Atendimento Domiciliar (2003-2011), diretora médica (2011-2016) e diretora geral (2016-2017). Atuou também como diretora técnica do Hospital Municipal de Maracanaú (2005-2008) e chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do ICC – Instituto do Câncer do Ceará (2008-2015). Assumiu a Superintendência da Rede de Unidades Hospitalares e Ambulatoriais do Estado do Ceará (2017-2018). Atualmente, é secretária executiva de Atenção à Saúde do Ceará.

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna

João Marcos Maia

Formado em Administração de Empresas, fez especialização em Administração Tributária (Escola de Administração Fazendária – Esaf); especialização em Gerência Geral (Universidade Estadual do Ceará – Uece); MBA Internacional Amana-Key. É mestrando em Administração (Uece e Universidade de Coimbra) e doutorando em Desenvolvimento Regional (Uece e Universidade de Barcelona). Em 1981, prestou concurso para Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) para auditor do Tesouro Estadual, tendo exercido os seguintes cargos: coletor estadual, delegado regional, diretor de fiscalização, chefe de planejamento, coordenador do Programa de Modernização da Sefaz, subsecretário de Planejamento do Estado do Ceará (1999-2002), secretário executivo do Planejamento e Coordenação (2003-2007); secretário adjunto (jan/2007 – set/2013 e fev/2015- abril/2018) e secretário da Fazenda do Ceará (set/2013 – dez/2014 e abril/2018 – dez/2018). Consultor da Esaf; consultor do Centro Latino Americano de Administração Tributária – CIAT; consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foi autor da elaboração e implantação de Planos Estratégicos e Modernização em diversas Secretarias do Estado do Ceará e outros Estados, além de Prefeituras Municipais do Ceará. Atualmente ocupa o cargo de secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Saúde do Ceará.

Secretário Executivo de Vigilância e Regulação

Marcos Antônio Gadelha Maia

Natural de Fortaleza, Ceará, é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (1992) e pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana). Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), também tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz). Foi coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza como membro do time de liderança. No Hospital de Messejana, foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente e diretor-geral. Foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de agosto de 2015 até 31 de dezembro de 2018. Em 2019, assume o cargo de secretário executivo de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará.