Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto


 
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise. Para os pacientes que precisam de internamento, o hospital conta com 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 leitos para dependentes químicos.
 
Para os pacientes que não precisam de internação, mas necessitam de acompanhamento especializado, o HSM oferece atendimento ambulatorial psiquiátrico, coordenado pela Residência em Psiquiatria do Hospital, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos. A unidade dispõe, ainda, de dois Hospitais-dia: Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química, e Lugar de Vida, voltado para o atendimento aos pacientes com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável.
 
O HSM também se destaca no campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental.
 

Missão

Realizar o cuidado em saúde mental, por meio do atendimento humanizado e integrado em rede, contribuindo para o ensino, pesquisa e atenção biopsicossocial.
 

Visão

Ser uma referência nacional no cuidado e inovação em saúde mental.
 

Valores

a) Resultado centrado no cidadão;
b) Humanização no atendimento;
c) Valorização de pessoas;
d) Transparência;
e) Conhecimento e inovação.