Hospital de Saúde Mental


 
O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, que compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde do Estado, é referência para o atendimento em Psiquiatria no Estado do Ceará. Integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), o HSM dispõe de dois hospitais-dia, um núcleo de atenção à infância e adolescência, uma unidade de desintoxicação (álcool e outras drogas) e quatro unidades de internação, assegurando assistência gratuita a seus pacientes em clínica psiquiátrica e reabilitação biopsicossocial multidisciplinar. É ainda campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental.
 

Quem deve procurar a nossa unidade?

 
a) Pacientes portadores de transtornos mentais graves e que, no momento, estejam em crise devem ser levados para a emergência 24h do Hospital de Saúde Mental (HSM), da rede pública estadual.
 
b) Para os pacientes que precisam de internamento, o HSM conta com 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 leitos para dependentes químicos.
 
c) Para os pacientes que não precisam de internação, mas necessitam de acompanhamento especializado, o HSM oferece atendimento ambulatorial psiquiátrico para crianças, jovens, adultos e idosos. Esse serviço é coordenado pela Residência em Psiquiatria do HSM.
 

Como ter acesso ao HSM?

 

Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n, Messejana, Fortaleza/CE

 

Telefone: (85) 3101-4348