HIAS

31 de outubro de 2008 - 13:45

Hospital Infantil Albert Sabin

O Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS, é órgão da administração pública estadual, subordinado à Secretaria da Saúde do Ceará. Foi inaugurado em 26 de dezembro de 1952 como Hospital Infantil de Fortaleza (HIF), com a competência de abrigar nas 03 enfermarias, crianças doentes provenientes principalmente do interior do estado. A iniciativa da fundação do HIF foi considerada pioneira, pois, até então, não existia em funcionamento no Ceará nenhuma unidade hospitalar voltada exclusivamente para o atendimento às crianças.

Uma nova unidade foi inaugurada em 1976 e, em 17 de julho de 1977 por ocasião da visita do Dr. Sabin ao hospital, o governo decreta a mudança de HIF para Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Ao longo dos anos o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar procedimentos de alta complexidade em Oncologia, Neurocirurgia, Cirurgia Cardíaca e Cirurgia Crânio-facial. No início de suas atividades o hospital oferecia apenas os serviços de Pediatria Geral, Assistência Materno Infantil e Neurologia.

Hoje, com nível de atenção terciária, expandiu sua atuação para contemplar a emergência clínica e cirúrgica em pediatria, UTI Infantil e Neonatal, trinta áreas de atuação e quatorze serviços técnicos de diagnóstico e terapia, constituindo-se um verdadeiro complexo hospitalar, com 287 leitos credenciados
ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 237 hospitalares e 50 domiciliares.

Em 2006, foi certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino, de acordo com a Portaria Interministerial Nº. 337, de 14 de fevereiro e contratualizado em 12 de dezembro do mesmo ano pela portaria Nº 3145. As referidas certificação e contratualização vieram ampliar as
competências e credenciais do hospital, reconhecido como Centro de Referência Nacional para a Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente. Sua área de atuação abrange todo o estado do Ceará, contudo, pela qualidade e exclusividade da maioria dos serviços oferecidos, também são prestados atendimento a pacientes de outros estados.

O hospital tem ainda uma média mensal de 650 internações, 20 mil consultas, 30 mil exames laboratoriais e 350 cirurgias. O corpo clínico é composto por quase 300 médicos, e cerca de 1.300 funcionários, entre servidores do estado e terceirizados.

Hoje o Hias encontra-se com demanda acima de sua capacidade e para atender cada vez melhor já iniciou a execução de um projeto que prevê o crescimento de sua área física de 12 para 40 mil metros quadrados de área construída. A primeira etapa iniciada em abril de 2008 prevê a construção de quatro pavimentos de internação e remanejamento de três blocos, que também serão reformados.

Serão acrescidos ainda nesta fase mais oito leitos voltados para as mães acompanhantes, 25 leitos para a unidade de internação e construção de mais 15 consultórios, sendo quatro para a odontologia e os demais para especialidades médicas diferenciadas. A conclusão da primeira fase está prevista para agosto de 2009 e foram investidos oito milhões, 581 mil reais, provenientes de recursos estaduais e federais, através do Mapp da saúde.

Direção: Francisco Walter Frota de Paiva

Serviço ——-

Endereço: Rua Tertuliano Sales, 544 – Vila União – CEP: 60.410-790 Fortaleza-Ce