ESP/CE 30 anos: um legado para a posteridade

21 de julho de 2023 - 14:27 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos: Elon Nepomuceno, Deborah Muniz, Acervo pessoal

Primeira do Norte/Nordeste, a ESP/CE acumula mais de 50 mil capacitações realizadas

Em 1993, um grupo de 11 médicos atuantes em diferentes hospitais, secretarias e universidades do Ceará começou a pensar como seria se o Estado tivesse uma Escola de Saúde Pública para qualificar os profissionais da área e atender à grande demanda que se desenhava naquele ano.

Enfrentava-se mais uma grande seca e também uma epidemia grave de dengue, inclusive hemorrágica, que ceifava a vida de muitos cearenses. O Sistema Único de Saúde (SUS) estava em seus primeiros anos de instalação. Entre os entusiastas com a possibilidade da implantação do equipamento, estavam a pediatra e então secretária estadual da Saúde, Anamaria Cavalcante, e o cardiologista Frederico Augusto Lima.

“Nós lutamos por essa implantação, pois sabíamos que o SUS iria crescer e que não tínhamos como suprir as demandas que viriam com a criação de postos de saúde, de hospitais e de programas de imunização”, relembra o médico, que, no ano seguinte, seria nomeado o primeiro superintendente da instituição.

Um sonho que saiu do papel

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) nasceu, oficialmente, no dia 22 de julho de 1993, como autarquia da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), sendo a primeira dessa natureza no Norte e no Nordeste do Brasil. Materializar o projeto só foi possível graças a um investimento remanescente de outra iniciativa. “Foi com esse recurso que conseguimos levantar esse prédio, no ano de 1994. Antes disso, ocupávamos um espaço provisoriamente”, explica Anamaria.

As primeiras parcerias foram feitas com a Escola Nacional de Saúde Pública e com outras instituições do mesmo segmento existentes no País, na época. Além disso, colaborações internacionais foram firmadas com o Instituto Superiore di Sanita – Roma, com a Japan International Cooperation Agency (Jica) e com a London School, que contribuíram com o intercâmbio dos primeiros professores da ESP/CE e com o mestrado dos médicos no exterior.

“Isso facilitou muito para que a gente absorvesse essa linguagem internacional de Medicina em Família, programa já trabalhado lá fora e que iria crescer no Brasil”, complementa Lima.

De ex-aluno a superintendente

Atual superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, também foi aluno da instituição

Após os desafios enfrentados pela primeira gestão, outros sete superintendentes passaram pela história da autarquia. Personalidades que contribuíram com o crescimento da Escola. O atual gestor, que é biólogo e doutor em Ciências Médicas, Luciano Pamplona, assumiu a função em janeiro de 2023, mas sua relação com a entidade é de longa data.

“Fui aluno de especialização no curso de vigilância epidemiológica, depois participei como docente colaborador em cursos de curta duração e também já ministrei palestras em vários eventos daqui.Todo esse histórico me ajuda hoje, na superintendência, a entender o funcionamento da Escola e das demandas que recebemos da Rede Sesa”, explica.

Rampas de acesso às salas da ESP/CE são características marcantes da estrutura do local 

Ao longo dos anos, as conhecidas rampas de acesso da ESP/CE também direcionaram diversos profissionais da saúde a lugares de destaque. É o caso do secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, ex-residente da autarquia, que cumpre agenda em Brasília e no Ceará.

“Toda a construção da minha vida como gestor passa, praticamente, pela Escola. Sempre que eu posso, digo que o nosso Estado teve como coluna mestra da saúde qualificada, três pilares: a municipalização, a descentralização e a criação da Escola de Saúde Pública do Ceará”, comenta.

Histórias cruzadas

No dia 13 de junho de 1993, nascia em uma maternidade do bairro Vila União, em Fortaleza, uma menina que, assim como a ESP/CE, foi muito planejada e aguardada por todos de sua família. Trinta anos se passaram e o amor pela Educação na Saúde uniu a história das duas.

Hoje, Andressa de Oliveira é médica residente em Ginecologia e Obstetrícia pela autarquia e, assim como tantos outros profissionais formados pela instituição, faz a diferença em um hospital público de referência na saúde feminina.

“A residência da ESP/CE sempre foi a minha primeira opção porque aqui temos uma gama muito grande de hospitais para atuar durante o curso. Esse leque de opções é importante para o nosso crescimento profissional”, diz ela.

Conquistas

Atualmente, a ESP/CE é referência em Educação na Saúde Pública, ofertando programas de residências Médica e Multiprofissional, além de outras atividades formativas como especializações, cursos, treinamentos e afins. Nessas três décadas, mais de 50 mil capacitações foram realizadas.

LEIA TAMBÉM: Celebrando legado das Residências em Saúde, ESP/CE inicia programação alusiva às três décadas de história da autarquia

Em 2021, expandiu seu campo de atuação, após ser reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), ganhando novas atribuições nas áreas de pesquisa e inovação. A mudança veio após o importante papel desempenhado pela autarquia durante a pandemia de covid-19. O desenvolvimento do capacete de respiração assistida Elmo, dentro de uma parceria público-privada, e de diretrizes para orientar profissionais de saúde em meio à crise sanitária esteve dentro desse escopo.

O equipamento também tem ganhado destaque com o Centro de Inteligência em Saúde (Cisec), que é especializado na captura, no processamento e na análise de informações relevantes. “São dados epidemiológicos e demográficos que são importantes para que a gestão possa tomar decisões na construção de políticas de saúde com indicadores fidedignos”, explica a secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

A ESP/CE vem ascendendo, ainda, como uma organizadora de concursos e seleções públicas de excelência, com mais de 450 editais realizados nos últimos 10 anos, mobilizando cerca de 40 mil participantes.

“Portanto, a Escola tem exercido o seu papel nesses 30 anos de atuação, que é formar e qualificar os nossos profissionais da saúde para o atendimento da população”, complementa Coelho.

Legado na TV

Neste sábado (22), os principais fatos da trajetória da autarquia também serão contados em documentário institucional na TV Ceará (TVC), canal 5.1. O filme, produzido pela Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE, terá transmissão às 22h15.