ESP-CE

Escola de Saúde Pública do Ceará

 

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ela nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

 

Desde o início das suas atividades, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, essa atuação se amplia e se solidifica em municípios por todo o Ceará. Sua oferta de cursos, de nível técnico e especializações, tem capacitado milhares de profissionais e trabalhadores de saúde do Ceará, a maioria deles do interior do Estado. Dessa forma, o Ceará ganhou uma Escola voltada para educação continuada dos profissionais de saúde, com capacidade estrutural e técnica para a realização de cursos de atualização, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos para o SUS e, também, para a pesquisa e produção de conhecimentos científicos na área da saúde pública.

 

Por meio de cursos da ESP/CE, profissionais de saúde do Ceará são formados em residências médicas e multiprofissionais e têm acesso a especializações nas áreas de Gestão, Desenvolvimento Educacional, Atenção e Vigilância em Saúde. Também são ofertados na escola profissionalizante, cursos de nível técnico, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Técnico de Agente Comunitário de Saúde.