Qual é a definição de caso notificado?

 

Caso comunicado no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, abastecido diretamente pelas Prefeituras. Pacientes com febre e pelo menos um sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar. Além disso, é necessário histórico de viagem em área de transmissão local, de acordo com a OMS ou Ministério da Saúde, nos últimos 14 dias anteriormente ao aparecimento de sintomas.

 

Qual é a definição de caso suspeito?

 

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra na definição de caso estabelecida pela OMS. Lembrando: pacientes que apresentam sintomas respiratórios, como febre e tosse e viajaram para área de transmissão local; pacientes que contataram alguém que viajou para este(s) destino(s) ou teve contato com um caso suspeito ou confirmado.

 

O que é o “comunicante” de um caso confirmado?

 

Comunicantes próximos são familiares, profissionais de saúde que tenham prestado atendimento desprotegidos e pessoas que possam ter tido contato próximo com o caso confirmado para COVID-19. Os comunicantes não são considerados casos suspeitos se não apresentarem febre associada a sintomas respiratórios como tosse, coriza ou dificuldade para respirar.

 

Qual é a definição de caso provável?

 

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra nas definições estabelecidas pela OMS, mas apresentou resultados não conclusivos para os exames realizados. Nesse caso, os laboratórios de referência farão reanálise.

 

Qual é a definição de caso confirmado?

 

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra nas definições estabelecida pela OMS e apresentou resultados conclusivos para os exames realizados, com positividade para o novo coronavírus.

 

Qual é a definição de caso descartado?

 

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra nas definições estabelecidas pela OMS, mas deu negativo para o novo coronavírus.

 

Qual é a definição de caso excluído?

 

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se não se enquadrou nas definições estabelecidas pela OMS.

 

Onde é possível consultar números de casos suspeitos e confirmados no Ceará, Brasil e Mundo?

 

Nos canais oficiais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não divulgue conteúdos que não tenham sido produzidos por fontes confiáveis. Evite a disseminação de fake news.

 

Sites indicados: