Novas experiências: residentes de Medicina da ESP/CE aprendem técnicas do surf e ensinam primeiros socorros a instrutores

2 de junho de 2022 - 16:19 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto e vídeo: Divulgação

Cerca de 48 residentes de Medicina da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), quebraram a rotina de plantões e estudos em sala de aula e participaram do Surf Day, na praia da Leste Oeste, em Fortaleza. Durante a ação, realizada na última segunda-feira (30), foram compartilhadas noções básicas sobre o esporte, além de dicas de primeiros socorros.

De acordo com a preceptora da Medicina de Emergência da ESP/CE, Rafaela Bayas, o momento foi de descontração e de novos aprendizados. “Praticar uma modalidade esportiva e aliviar o estresse é muito importante. Principalmente, para quem vive o cotidiano da emergência e lida com bastante demanda emocional”, explica.

Como o surf possui características radicais, acidentes e afogamentos podem acontecer. Então, os residentes simularam um atendimento de paciente desacordado para que os instrutores aprendessem como agir em alguma situação parecida.

Missão Emergência

A ideia de aplicar a ação partiu da residente vinculada ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Thaís Leão, que, junto com o médico emergencista e preceptor da ESP/CE, Tarcylio Esdras, fundou a Missão Emergência. O projeto inclui profissionais de todas as áreas da saúde e contempla, também, a população em geral, expandindo o conhecimento para além das paredes dos hospitais.

“O Surf Day veio de uma certa inquietação em relação à sobrecarga que a gente sente nessa fase de residência, que é bem desafiadora em virtude da pressão e da carga horária. Além disso, o cansaço está intenso pelo fato de termos atravessado dois anos de pandemia, um período que vem demandando muito de todos nós. Então, casou bem com o nosso projeto Missão Emergência e ainda nos possibilitou fazer uma atividade diferente durante a nossa semana agitada, com muito pé na areia e contato com a natureza”, relata.

Ainda segundo a médica, a expectativa é de que novas edições do Surf Day aconteçam ao longo dos próximos anos de residência. “O pior dia do paciente deve encontrar com o nosso melhor. Esse é o nosso lema. Por isso, vamos fazer mais atividades assim, pois precisamos estar bem para atender, da melhor forma possível, quem chega às emergências precisando da gente”, pontua.

Assista ao vídeo abaixo e acompanhe algumas das atividades desenvolvidas:

Residência Médica

Durante o processo formativo da Residência Médica, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço composto por 2.880 horas anuais em uma determinada especialidade previamente escolhida. Progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

Nos programas vinculados à ESP/CE, a aprendizagem ocorre nas instituições de saúde da Rede da Sesa sob supervisão de profissionais vinculados aos serviços, possuidores de reconhecida competência técnica e ética aos quais denominamos preceptores.