Secretário da Saúde do Ceará recebe visita de reitor da UFC

26 de novembro de 2020 - 17:23 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e foto: Eduarda Talicy

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, a visita do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque. O objetivo do encontro foi propor uma aproximação entre a pasta e a universidade para projetos voltados à tecnologia, inovação e formação.

Para o titular da Saúde, o encontro resultou em propostas promissoras. “A  Secretaria de Saúde do Ceará passa por um momento de grande transformação nestes últimos dois anos e a Universidade Federal do Ceará é fundamental nesse processo, onde a ciência ganha força não só na questão da pesquisa e tecnologia, mas na área de decisão de gestão”, afirma.

Além de analisar possíveis parcerias com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) para formações profissionais, os gestores discutiram a implantação do Distrito de Inovação em Saúde (DIS) do Porangabussu. “Primeiro, estamos nos dispondo e identificando onde nós podemos ajudar, porque isso é uma via de mão dupla. Na medida em que eu ajudo a encontrar soluções para o Estado em distintas áreas, eu estou melhorando a atividade acadêmica. E o papel da universidade é esse. É pensar as soluções para o ambiente no qual ela está”, reforça Cândido Albuquerque.

Também integraram o encontro o vice-reitor da UFC, Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais da universidade, Augusto Albuquerque; e Ademar Gondim, assessor do gabinete do reitor da UFC.