Arboviroses e saúde materno-infantil são temas de webconferências nesta semana

25 de maio de 2020 - 16:33 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Jackson de Moura
Arte: Júlio Lopes

Três temáticas inseridas no contexto da pandemia do novo coronavírus serão destaque esta semana nas webconferências realizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Realizadas no canal no YouTube da ESP/CE , as transmissões darão suporte à atuação dos profissionais de saúde da rede pública do estado.

Nesta terça, 26, às 9 h, especialistas discutem ações de controle de arboviroses em tempos de Covid-19, a partir da utilização de um novo inseticida. Para a próxima quinta-feira, 28, estão previstas duas webconferências. Pela manhã, às 8 h, a web levará orientações para a prevenção da transmissão da infecção por coronavírus nos serviços da saúde.

Já a saúde materno-infantil é tema à tarde, a partir de 15 h, com foco nos desafios e ações. A transmissão é alusiva ao Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Os profissionais de saúde também podem participar e esclarecer dúvidas durante as transmissões por meio do chat aberto no YouTube.

Confira a agenda da semana de webconferências

Controle das arboviroses no Ceará: Novo inseticida Cielo ULV e ações de controle em tempos de Covid-19
Quando: Terça-feira, 26 de maio
Horário: 9 horas
Facilitador: Luiz Osvaldo Rodrigues da Silva (biólogo; especialista em Entomologia Médica; orientador da Célula de Vigilância Entomológica e Controle Vetorial – Cevet/ Covat/ Sesa)

Orientações para a prevenção da transmissão de Covid-19 dentro dos centros de saúde
Quando: Quinta-feira, 28 de maio
Horário: 8 horas
Facilitadores:
– Lucianna Auxi Costa (infectologista; mestre em Ciências Médicas; doutoranda em Biotecnologia; coordenadora da comissão de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza (HGF); colaboradora de notas técnicas da Anvisa).
– Leoniti Dantas Queiroz Lima (fisioterapeuta do Hospital São José e do PAD; mestre em Ciências Médicas; membro da Comissão de Ascensão Funcional dos servidores da Sesa).

A saúde materno-infantil no Ceará em tempos de Covid-19: Desafios e ações
Quando: Quinta-feira, 28 de maio
Horário:  15 horas
Facilitadores:
– Márcia Maria Tavares Machado (professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC); doutora em Saúde Pública;
pós-doutorado pela Harvard School of Public Health).
– Liduína de Albuquerque Rocha e Sousa (médica Ginecologista e obstetra; presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia; mestranda em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal do Ceará).