Cadernos ESP é indexada pela Redib

Repórter:
Daniel Araújo
Arte gráfica: Déborah Araújo

A indexação é um dos melhores indicadores para se medir a qualidade e o critério de toda revista de caráter científico. Por essa razão é que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) tem desenvolvido um trabalho constante de atualização e aquisição de novos indexadores para sua revista científica Cadernos ESP. A mais recente plataforma a indexar a publicação foi a Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico (Redib).

De acordo com Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da Escola, o reconhecimento da publicação parte de importantes órgãos de acesso e divulgação da produção científica nacional, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação – mestrado e doutorado – em todos os estados da Federação.

Até agosto de 2019, a revista não contava com nenhuma base indexadora. Nos últimos sete meses, a instituição conseguiu a indexação de 8 novas bases, explica o gestor. “Isso significa dizer que estamos atendendo a uma série de critérios dessas bases indexadoras nacionais e internacionais, inclusive, reforçando o trabalho de que a revista está produzindo e sendo atualizada”, afirma Jadson.

Além da Redib, a revista cadernos ESP possui os seguintes indexadores: EBSCO, Google Scholar, Periódicos Capes, Sumários de Revistas Brasileiras, Revistas de Livre Acesso (Livre), Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil) e Latindex.

Atualmente, a ESP/CE é reconhecida, a partir dos trabalhos da Cadernos ESP em sete diferentes áreas do conhecimento: Saúde Coletiva, Medicina II, Interdisciplinar, Biotecnologia, Psicologia, Serviço Social e Odontologia.

O desafio da publicação para os próximos anos, adianta Jadson, é trabalhar o caráter de endogenia da revista. “Reformulamos o corpo editorial, incluímos pesquisadores nacionais e internacionais, mas precisamos analisar como chegaremos para além do estado do Ceará e garantimos mais visualizações para a publicação”, afirma.

Cadernos ESP

Criada em 2005, a Cadernos ESP possui periodicidade semestral e aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções. A publicação visa tornar públicos e de livre acesso os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde.

Em seu último volume publicado, a Cadernos chegou à 13ª edição com foco sobre estratégias de se tornar públicos e de livre acesso os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde.