Comitiva Americana e do ProEpi visitam unidade de vigilância sentinela do HGF

23 de outubro de 2019 - 17:47 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/Fotos: Filipe Dutra

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, recebeu uma comitiva para conhecer a vigilância das doenças neuroinvasivas por vírus existente na unidade. Estiveram presentes durante a visitação na última terça-feira, 22, membros do Centers For Disease Control and Prevention (CDC), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi).

Durante a visita, foram apresentados os setores de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Neurologia e Vigilância Hospitalar da unidade. O HGF é referência na vigilância sentinela no Estado, no que diz respeito a doenças neurológicas por arbovírus. “É impressionante”, elogiou o euroepidemiologista James Sejvar, do CDC. “Em particular, a unidade de AVC. A unidade de vigilância também é fantástica. Eles têm um staff adequado, e, posso dizer, são muito dedicados no que fazem”.

Para a chefe de Neurologia do HGF, Fernanda Maia, a visita foi uma oportunidade de aprimorar ainda mais o atendimento. “Estamos muito felizes. Recebemos uma série de sugestões, mas também de elogios, e estamos na expectativa do que pode vir, principalmente no reforço da necessidade de investigar e documentar melhor os casos de doenças neurológicas causadas por arbovírus, para que a população seja bem assistida”, explicou.

Fortaleza sediou, nos dias 21 e 22 de outubro, uma reunião para revisão e reestruturação da Vigilância Sentinela das doenças neuroinvasivas por arbovírus. Além da comitiva, o HGF, através do setor de Neurologia, e o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) estiveram presentes, bem como especialistas de Piauí e Pernambuco.

Ambulatório de Neurologia

Maior hospital da rede pública do Governo do Ceará, o HGF é uma das unidades que garantem um atendimento especializado para o tratamento da doença. Somente no ano de 2018, o HGF realizou 1247 atendimentos para Parkinson. De janeiro a março deste ano, 303 pacientes foram atendidos no ambulatório. O acompanhamento é feito todas as quintas-feiras, das 7 ao meio-dia. Além dos pacientes com a doença de parkinson, o ambulatório também realiza atendimento de pacientes que sofrem de epilepsia, cefaleia, AVC, esclerose múltipla, Alzheimer, doenças desmielinizantes, miastenias graves, toxina botulínica, neuromuscular dentre outras.