HGF realiza palestra com especialistas sobre câncer de próstata
18 de novembro de 2016 - 20:12
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado, realizou na manhã desta sexta-feira, 18, uma palestra no auditório principal da unidade, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. O evento, promovido pelo serviço de urologia do HGF, teve como objetivo alertar os funcionários sobre a necessidade da prevenção da doença, a segunda que mais mata no Brasil depois do câncer de pele.
Na palestra, estiveram presentes o diretor médico do hospital, Walter Gomes de Miranda, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia-seccional do Ceará (SBU), Marcos Flávio Rocha, o chefe do serviço de urologia, Fábio Dantas, além de residentes e a equipe de médicos urologistas do HGF, André Costa, Carlos Sucupira Júnior, Gustavo Persici, Salvio Pinto.
Fábio Dantas abriu a solenidade agradecendo a presença de todos e destacou o serviço de urologia do HGF. “Agradeço a todos vocês que vieram participar desta aula e eu tenho o maior orgulho de ser chefe desse serviço e participar desta equipe que é a melhor do Ceará. Eu acho que nós temos que continuar fazendo esses trabalhos, para poder desmistificar o medo que os homens tem”, falou.
Os participantes debateram sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, os diferentes tipos da doença e tratamentos que são garantidos no Hospital Geral de Fortaleza. O HGF é um hospital terciário que atende a casos de alta complexidade. Ou seja, casos de câncer de próstata, o hospital atende a pacientes em estágio avançado da doença. A prevenção é feita nas unidades básicas de saúde. Quando há suspeita de diagnóstico da doença, o paciente é encaminhado pelo posto de saúde para um hospital de referência.
Prevenção
Segundo a SBU, a idade recomendada para o homem iniciar a prevenção do câncer de próstata é a partir dos 50 anos, mas se há histórico da doença na família, a idade recomendada passa a ser 45 anos. Realizando a prevenção no tempo correto, cerca de 90% dos casos que forem diagnosticados cedo, tem chance de cura. Ainda de acordo com dados da Sociedade, a cada 7,6 minutos, um homem é diagnosticado com câncer de próstata e a cada 40 minutos, um homem morre com a doença no Brasil.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, na fase inicial ela não manifesta nenhum sintoma, o homem que precisa fazer a prevenção deve procurar atendimento antes da manifestação de sintomas. Os exames para a detecção da doença são: o histórico clínico do paciente, PSA (Antígeno Protástico Específico) e o toque retal, onde o especialista irá sentir a superfície da próstata que possa ser suspeita de câncer.
Ambulatório de Urologia do HGF
Este ano, até o mês de setembro, o ambulatório de urologia do HGF realizou 5.104 consultas, 981 cirurgias e pequenas cirurgias, sendo destas 266 emergenciais. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h e 13 às 17h, e somente na quinta-feira o atendimento acontece no período da manhã, das 7 às 12 horas. Para ter acesso aos serviços prestados pelo Setor de Urologia do HGF é preciso ser encaminhado pela Central de Regulação.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Fotos: Assessoria de Comunicação do HGF
Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF