Plantão Epidemiológico para profissionais de saúde

22 de março de 2016 - 12:45

O Plantão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará atende aos profissionais de saúde para recebimento de notificações de casos suspeitos ou confirmados de doenças e agravos de notificação compulsória, orientação para esclarecimento diagnóstico e medidas de controle. Por exemplo, investigações de doenças como meningites, dengue grave ou óbitos, síndromes respiratórias graves, emergências e agravos inusitados de saúde pública. O serviço funciona com atendimento presencial aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas, pelo telefone (85) 3101-4860, e à distância, de domingo a domingo, das 17 às 8 horas, pelo número (85) 98724-0455.

Há 20 anos, o plantão epidemiológico atende na Sesa. É coordenado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde. O Plantão da Vigilância Epidemiológica realiza a captação de informações da ocorrência de doenças e agravos de notificação compulsória, de acordo com a Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, e ainda gerencia surtos, analisa dados e informações estratégicas de emergência em saúde pública. O serviço auxilia na identificação de emergências epidemiológicas de modo contínuo, sistemático, criando possibilidades oportunas de intensificar as ações de prevenção e controle na tentativa de impedir a ocorrência de novos casos.

As principais fontes de notificação são os serviços de saúde, profissionais de saúde e ainda as mídias sociais, sendo estas formais e informais. Estão incluídas as notificações recebidas por outros meios de comunicação como e-mail, fax e telefone. Além disso, o Plantão Epidemiológico realiza visitas técnicas  e investigações de casos e surtos in loco, viabilizando bloqueio vacinal e quimioprofilaxia.

Plantão de Vigilância Epidemiológica
Atendimento presencial: fins de semana e feriados, das 8 às 17h, pelo (85) 3101-4860
Atendimento à distância: domingo a domingo, das 17 às 8h, pelo (85) 98724-0455
e-mail: plantaoepi.ce@gmail.com

Legislação

Descrição


 Portaria nº 204 – 17.02.2016

Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.


Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS
Na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, o CIEVS integra a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, no Núcleo de Vigilância Epidemiológica. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde integra a Rede CIEVS Nacional e tem como objetivo detectar, avaliar, monitorar e dar resposta apropriada aos eventos que possam se constituir em Emergências de Saúde Pública de Importância Estadual, Nacional ou Internacional, atuando como estratégia de fortalecimento da capacidade de alerta e resposta no Sistema Único de Saúde (SUS).

O CIEVS da Secretaria da Saúde do Estado funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas, de acordo com a rotina da rede de serviços de vigilância epidemiológica, atuando no enfrentamento de ocorrências extraordinárias de caráter nacional ou internacional, a exemplo da microcefalia relacionada à zika, surto de sarampo, síndrome respiratória aguda grave (gripe), eventos em massa e chikungunya. O Centro atende no telefone (85) 3101-4860 e e-mail: cievsceara@gmail.com