Já empossados os Secretários Adjunto e Executiva da Saúde

1 de fevereiro de 2011 - 20:53

Na solenidade de posse, nesta terça-feira, 1º de fevereiro, do secretário adjunto, Haroldo Pontes, e da secretária executiva, Rosa Moraes, na Secretaria da Saúde do Estado o destaque nos discursos foi o compromisso de trabalhar pela qualidade de vida da população do Ceará, ampliando e facilitando o acesso aos serviços de saúde.  Emocionada, Rosa Moraes afirmou que chega à Sesa “para ajudar a abrir caminhos e colaborar na construção do sistema de saúde com qualidade”. Nova na área da saúde, acrescentou que vai “dar o melhor de mim”.

banner_posse_secretarios02

Já o novo secretário adjunto, Haroldo Pontes, veterano na saúde pública, disse que assume o cargo de maior desafio na sua vida, para trabalhar e contribuir com a meta do governo do Estado, assumida pelo governador Cid Gomes no discurso de posse no dia 1º de janeiro deste ano, de em 1 ano e seis meses dotar o Ceará da melhor rede de assistência à saúde do país. Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Sesa, desde abril de 2008, Haroldo Pontes entregou durante a solenidade ao secretário titular, Arruda Bastos, e a outros quatro nomes da saúde pública o relatório de gestão da ESP-CE. Presente a solenidade, o ex-secretário adjunto, Marcelo Sobreira, deu as boas vindas e frisou a qualidade dos profissionais da Sesa.

banner_posse_secretarios01

E foi a qualidade dos profissionais da Sesa o que o secretário Arruda Bastos mais destacou: “sozinhos, os três secretários não conseguem fazer o que a saúde do Ceará precisa. Muito já foi feito, com a ampliação e reforma de todos os hospitais e unidades que integram a rede estadual. Muitos indicadores melhoraram, a exemplo da redução da mortalidade infantil. Mas, sem o time completo, formado com a qualidade e experiência de todos os trabalhadores e trabalhadoras não enfrentaremos com sucesso o desafio de garantir saúde de qualidade para todos”.

O psicólogo Haroldo Pontes deixou a superintendência da Escola de Saúde Pública do Ceará, cargo que ocupava desde abril de 2008, para assumir a Secretaria Adjunta da Sesa. Graduado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Haroldo Pontes fez especialização em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Nos anos de 1988 a 1989 coordenou as ações de saúde mental na região sul de São Paulo. Dois anos depois assumiu a coordenação do distrito de saúde de Campo Limpo, também na capital paulista. De volta ao Ceará, reiniciou as atividades profissionais, entre elas a chefia do serviço de auditoria do Ministério da Saúde no Ceará. Foi ainda presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau).

A nova Secretária Executiva da Sesa, Rosa Fernandes, é graduada em Ciência Contábeis, com especialização em Gestão Pública e pós-graduação em Gerência Avançada de Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. Ela é auditora fiscal da Secretaria da Fazendo do Estado do Ceará, foi controladora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará entre 2007 e 2010 e coordenadora de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Aquiraz entre 2003 e 2006. Integrou a equipe que escreveu os fascículos do curso Orçamento Público – Planejamento, Execução e Controle, da Fundação Demócrito Rocha.