Secretário destaca nova rede de saúde em recepção aos residentes

31 de janeiro de 2011 - 19:44

Nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, a Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, promove o “Curso inaugural da residência médica 2011”. Os residentes foram aprovados em processo de seleção dos programas de residência médica da rede pública estadual. Na abertura do curso, dia 31 de janeiro, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, apresentou palestra sobre a política de expansão e melhoria da assistência especializada à saúde no Ceará, no auditório Ciro Gomes da ESP-CE. Durante a sua fala, o secretário afirmou que “é um momento histórico para a saúde do estado”.

Na oportunidade, ele destacou a nova rede de saúde, que com 21 policlínicas regionais, 18 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e dois hospitais regionais, amplia e facilita o acesso a serviços e exames de média e alta complexidade, antes encontrados somente na capital. É o caso dos exames de ressonância magnética e da tomografia computadorizada. No Hospital Regional do Cariri, construído em Juazeiro do Norte e pronto para ser inaugurado – ver matéria “Estrutura adequada garante acesso e mobilidade no Hospital Regional do Cariri” , os aparelhos para garantir esses exames já estão instalados. Arruda Bastos lembrou ainda que, além da construção da nova rede de assistência no Interior, o governo do Estado ampliou a reformou os sete hospitais que integram a rede na capital e as outras unidades, como o Hemoce, o Centro Integrado de Hipertensão e Diabetes, o Instituto de Prevenção do Câncer e o Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen). “Temos que avançar o SUS, pois é ele que ajuda a maioria das pessoas”, afirmou Arruda Bastos.

Após a palestra do secretário Arruda Bastos, a programação do “Curso inaugural da residência médica 2011” seguiu com uma mesa redonda, com a participação dos coordenadores das comissões das residências médicas dos hospitais da rede pública estadual. O tema foi “Conhecendo a comissão estadual de residência médica e a comissão nacional de residência médica”.