Intensificada a distribuição de material educativo contra dengue

11 de janeiro de 2011 - 17:27

Até o final desta semana a Secretaria da Saúde do Estado distribuirá para os municípios pelo menos 100 mil folderes e 50 mil cartazes. Já foi concluída a distribuição de manuais que orientam os médicos e enfermeiros sobre o tratamento dos pacientes, prevenindo a ocorrência de formas graves da doença e evitando óbitos. Profissionais do Programa Saúde da Família e dos hospitais municipais e hospitais-pólo receberam as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, Dengue: manual de enfermagem – adulto e criança e Protocolo de Tratamento da Dengue.

“Com a chegada das chuvas, estamos reforçando o estoque de material educativo dos municípios, que devem intensificar as ações de mobilização em escolas, universidades, creches, postos de saúde, mercados públicos, praças, igrejas e, especialmente, as famílias porque cerca de 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados dentro de casa”, afirma o coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca.

Segundo ele, as caixas d’água são as campeãs de focos do mosquito. Para apoiar e incentivar o telamento das caixas d’água, a Secretaria da Saúde do Estado contribui financeiramente com as prefeituras municipais. “Para cada 100 metros de tela comprados pelo município a Sesa financia mais 50% para que mais casas fiquem vedadas e protegidas do Aedes ageypti”, informa Manoel Fonsêca. Outros depósitos de água que também preocupam são os baldes e bacias mantidos descobertos em banheiros e cozinhas. O mosquito coloca os ovos nas laterais desses depósitos e no contato com a água se transformam em mosquitos.

Este ano estudos do Ministério da Saúde prevê que em 16 Estados, incluindo o Ceará, podem ser registradas epidemia da doença. Além de percorrer o Interior, no último mês, através da “Caravana da Dengue”, alertando os gestores municipais do risco de epidemia e da necessidade de reforçar as ações de prevenção e controle, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, reuniu o Comitê Estadual de Combate à Dengue e mobilizou o twitter, uma rede social, criando o @ttscontradengue.

Ver matéria “Sesa reúne diferentes instituições para agir contra dengue”