Solenidade de posse do Secretário Arruda Bastos será dia 4

3 de janeiro de 2011 - 20:42

A solenidade de posse do Secretário da Saúde do Estado, Raimundo José Arruda Bastos, será nesta terça-feira, 4 de janeiro, às 16 horas, na sede da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Na última segunda-feira, 3, ele foi empossado pelo governador em exercício, Domingo Filho, em solenidade no Palácio Iracema. Titular da Secretaria a partir de abril deste ano, o médico Arruda Bastos está na gestão da saúde estadual desde o início do primeiro governo Cid Gomes, ocupando a função de secretário executivo. O governador Cid Gomes anunciou o secretariado na última segunda-feira, 27 – ver matéria “Arruda Bastos fala das novas ações e faz balanço“.

Natural de Fortaleza e de família tradicional de Baturité, Raimundo José Arruda Bastos, 55 anos, é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1979, com especializações em saúde pública, gestão em saúde, oncologia e ainda em administração de serviços de saúde e administração hospitalar. É servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado como médico no Hospital da Polícia Militar do Ceará.
Arruda Bastos é secretário da saúde do Estado. Assumiu a Secretaria da Saúde em abril deste ano. Foi superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. É conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Estadual do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em nível nacional, vice-presidente do Conselho de Secretários de Saúde (Conass).

No perfil, além de funções na gestão, a exemplo de diretor da Associação dos Hospitais do Ceará, diretor do Hospital Gonzaga Mota da Prefeitura de Fortaleza, diretor da rede de clínicas Prontoclínica e chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar, destaques na atuação sindical. Arruda Bastos foi diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.

Filiado ao PCdoB, Arruda Bastos ainda acumula na história de vida atuação política. Foi suplente de deputado estadual, em 1990, suplente de vereador de Fortaleza em 1992 e ainda candidato a vice-governador do Ceará em 2002 e a vice-prefeito de Fortaleza em 2004.
Filho de Raimundo César Bastos (in memorian) e Maria de Lourdes Arruda Bastos, é casado com Marcília Alves Cordeiro Bastos, com quem tem quatro filhos – Bruno, Lia, Lívia e Lília.

Conheça mais o perfil do Secretário Arruda Bastos

– Secretário da Saúde do Estado do Ceará.
– Secretário Executivo da Saúde do Estado de janeiro de 2007 a março de 2010
– Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará em 2008.
– Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde (Cesau).
– Vice presidente adjunto do Conselho de Secretários de Saúde (CONASS).
-Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA).
-Conselheiro do FECOP
– Pós-graduação em Administração Hospitalar
– Pós-graduação em Administração de Serviços e Saúde
– Diretor-geral do Hospital do Sindicato dos Estivadores de 1980 a 1986
– Diretor da Associação dos Hospitais do Ceará de 1982 a 1992
– Médico do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de 1981 a 2000
– Membro do Conselho Consultivo do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de 1990 a 1996
– Chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar desde 1982
– Membro da Comissão de Medicina da Revista Brasileira de Saúde das Polícias Militares
– Diretor da Associação Empresarial da Avenida Bezerra de Menezes (Assembem) desde 2002
– Membro efetivo das Sociedades de Cancerologia, Radiologia e Cirurgia
– Diretor da rede de clínicas Prontoclínica desde 1986
– Diretor do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará de 2005 a 2006
– Diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará de 2006 a 2009
– Acadêmico do curso de Direito da Unifor