Arruda Bastos: Ceará terá maior rede de regulação do Brasil

21 de dezembro de 2010 - 16:51

Depois de o governador Cid Gomes garantir que em 16 meses o Ceará terá a maior e melhor rede de saúde pública do Brasil, foi a vez do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, assegurar que o Ceará também terá a maior rede de regulação da assistência médica do país. “Era o que faltava melhorar”, reconheceu o secretário ao fazer nesta terça-feira, 21 de dezembro, a entrega de 842 computadores, 840 estabilizadores e 160 rádios de banda larga a 65 municípios e às macrorregionais de saúde de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, na primeira etapa do projeto de financiamento para implantação e implementação dos complexos reguladores e informatização das unidades de saúde.

O Ceará é um dos dez estados brasileiros com projeto de implantação de complexos reguladores aprovados pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Os recursos serão transferidos em três parcelas pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS). No Estado, são contemplados na primeira etapa os municípios com mais de 65 mil habitantes, que receberam todos os equipamentos previstos no projeto, e os municípios com central de regulação, além da Central de Regulação Macrorregional de Fortaleza e da 11ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), em Sobral e Juazeiro do Norte. Para a aquisição dos equipamentos foram investidos R$ 2.570.840,00.

Os complexos reguladores são compostos por uma ou mais centrais separadas por categorias, como as responsáveis por internações, consultas e procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, dentre outras. Eles ordenam o fluxo de pacientes em cada tipo de atendimento: dos mais básicos aos mais graves. Cabe aos complexos reguladores gerenciar desde a ocupação de leitos hospitalares até o controle dos limites financeiros.

SAMU Ceará 192

Na mesma solenidade de entrega dos equipamentos de informática, prefeitos e secretários municipais de saúde presentes conheceram a estrutura do Polo 1 do SAMU Ceará 192, que está recebendo 29 veículos novos, que se somarão aos 14 já existentes no SAMU Litoral Leste para formar uma frota de 43 veículos, entre ambulâncias de resgate e UTIs móveis.

A cobertura do Polo 1 do SAMU 192 será de 2 milhões de habitantes de 41 municípios do Maciço de Baturité, litorais leste e oeste, e da Região Metropolitana de Fortaleza. A exceção é a capital, porque tem SAMU municipal. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as centrais de regulação, profissionais e veículos de salvamento.

Leia matéria Operação do SAMU atenderá 31 municípios no Natal e Ano Novo