Arruda Bastos inaugura CRES do Crato reformada e ampliada

15 de dezembro de 2010 - 21:36

A expansão e renovação da infraestrutura pública de saúde do Ceará, além dos hospitais, policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e laboratórios, contempla também as sedes das Coordenadorias Regionais de Saúde. As CRES são os órgãos de representação da Secretaria da Saúde do Estado nas microrregiões de saúde. Nesta sexta-feira, 17 de dezembro, às 16 horas, o secretário Arruda Bastos inaugura, no Crato, a sede reformada e ampliada da 20ª CRES, na Rua Brigadeiro José Macedo Sampaio, 680, São Miguel.

A reforma promoveu a adequação dos espaços físicos de trabalho às necessidades de cada setor da CRES, a recuperação das instalações elétrica, hidráulica, de comunicações e de informática e melhorias no auditório. Com a expansão foram criados novos espaços, como a sala de educação permanente em saúde, sala do Telessaúde, biblioteca e o setor de transportes. Para a realização da obra, o Governo do Estado investiu R$ 280.171,69, em recursos do Tesouro Estadual. Este ano, a Secretaria da Saúde do Estadual concluiu as obras e inaugurou as novas instalações da 3ª CRES, em Maracanaú, e a reforma da 15ª CRES, em Crateús. Em Itapipoca, a CRES funciona em nova sede. Com 693 metros quadrados de área construída, foi inaugurada pelo Governador Cid Gomes em março deste ano.

As Coordenadorias Regionais de Saúde são responsáveis pela implementação das políticas estaduais de saúde em âmbito microrregional. Entre suas atribuições estão o assessoramento na organização dos serviços nas microrregiões, orientação, planejamento, acompanhamento, avaliação e monitoramento das atividades e ações de saúde em âmbito microrregional, Promoção e articulação interinstitucional e a gestão do sistema de referência e contra-referência nas microrregiões de saúde.