Sábado é dia de prevenir o câncer de pele

24 de novembro de 2010 - 16:41

 

 

Sábado, dia 27 de novembro, acontece a 12ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. No Ceará, 30 dermatologistas vão oferecer atendimento gratuito à população em duas unidades da Secretaria da Saúde do Estado, o Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, Rua Pedro I, 1033, Centro,  e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o apoio da Sesa tem a meta de realizar 1.500 atendimentos, das 8 às 15 horas. Haverá atendimento também no hospital federal Walter Cantídio.     

Devem procurar atendimento pessoas que apresentem manchas ou pintas assimétricas, com bordas irregulares, várias cores ou maiores que 6 milímetros. Também é necessária atenção a lesões como espinhas, verrugas ou feridas que não cicatrizam ou sangram facilmente, normalmente indolores, que podem ser sinais de um câncer de pele. A confirmação da suspeita de câncer de pele acontece no ato do exame, e é indolor. as pessoas que apresentarem lesões mais simples da doença serão atendidos na hora da consulta. Já os casos mais graves vão ser encaminhados para o Centro de Dermatologia Dona Libânia, referência no Estado no atendimento de doenças da pele. Além do atendimento preventivo, a população também receberá orientações sobre o câncer de pele.

Cerca de 10% dos atendimentos realizados pela Campanha em 2009 resultaram em casos positivos da doença, e que foram devidamente tratados. Estimativas do Instituto do Câncer (Inca) apontam que serão identificados no Brasil cerca de 119.780 novos casos de câncer de pele somente em 2010. No Ceará serão cerca de 6 mil novos casos, sendo 4% de melanoma, a forma mais grave de manifestação da doença, 94% não melanoma e 2% de outros tipos de câncer.

O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, e o mais perigoso deles é o melanoma – por apresentar alto índice de metástase e possibilidade de levar a morte. A radiação ultravioleta, além de favorecer o envelhecimento precoce da pele, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer, que ocorre principalmente pela falta de cuidados de fotoproteção.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Todas as pessoas, independentemente da sua tonalidade da pele, devem estar atentas e se proteger quando expostas ao sol. Para se prevenir dos efeitos nocivos da luz solar e não desenvolver um câncer de pele, a melhor alternativa é evitar exposição direta ao sol, principalmente entre 10 e 16 horas, sem a devida proteção. Transformar em hábito algumas medidas simples, como o uso de camisetas, chapéus, óculos escuros e aplicação de protetor solar, são a melhor forma de prevenção. Quanto ao protetor solar, é importante que ele tenha no mínimo FPS 30 para as pessoas de pele clara, e seja reaplicado a cada 2 horas quando da exposição constante aos raios solares.