Twitteiros são os mais novos aliados no combate à dengue

18 de novembro de 2010 - 23:25

A luta contra a dengue recebe um reforço. São os twitteiros do Ceará . Eles realizam neste sábado, 20, o III Tweetfor, no hotel Marina Park, às 12 horas, e exploram a força do twitter para lançar a campanha “Twitteiros contra a dengue”. O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, participará do evento. “A mídia tem um grande poder de mobilizar a população para os cuidados com a dengue, e o twitter, pela sua rede social, levará informações e promoverá troca de mensagens sobre prevenção contra o mosquito Aedes aegypti pra muita gente”, afirma Arruda Bastos.

Para que os twitteiros fiquem mais bem informados sobre a dengue, a Sesa vai expor no III Tweetfor o ciclo de evolução do Aedes aegypti, desde a larva ao mosquito adulto. Com a ajuda de um microscópio, vão ver o mosquito que tem, em média 0,5 centímetros de comprimento, possui cor preta com manchas no dorso e nas pernas. É um bichinho pequeno, que se contaminado com vírus, pode matar. No Ceará, este ano, 16 pessoas morreram de dengue.

Ainda não há vacina contra a dengue. Os estudos estão sendo realizados e o Ministério da Saúde prevê pelo menos mais cinco mais para a vacina ser lançada. Até lá a população precisa reforçar a prevenção. Ou seja, vedar as caixas d`água, cobrir depósitos de água, como baldes, tanques e potes, e ainda evitar jogar lixo no quintal, ruas, praças. No lixo, há latinhas e tampas de refrigerantes, pneus, cocos que servem de criadouros para o mosquito. Basta chover para ovos eclodirem e os mosquitos saírem por aí ameaçando a saúde pública.