SAMU Leste nas praias e motorromaria de Canindé no feriadão

12 de novembro de 2010 - 18:50

Neste feriadão do Dia da República, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU Litoral Leste – 192, vai manter bases nas praias das cidades litorâneas e acompanhar a motorromaria que, no domingo, 14 de novembro, sai de Fortaleza com destino a Canindé. O esquema de socorro será feito por 14 ambulâncias, sendo duas UTIs móveis, e duas motolâncias. Até segunda-feira, feriado de 15 de novembro, cada plantão contará com 28 socorristas, 14 motoristas-socorristas, dois moto-socorristas, 14 auxiliares de enfermagem, duas enfermeiras e cinco médicos. A motorromaria de São Francisco de Canindé será acompanhada por duas motolâncias.

As bases do SAMU Litoral Leste estarão nas praias dos municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapuí. Haverá bases, também, nos municípios de Eusébio, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Fortim e Ocara, totalizando 11 bases. Em Aracati e Eusébio, as bases contarão com UTIs móveis.

Na BR 116 e na CE O4O são registradas 67% dos atendimentos de rotina feitos pelas equipes do SAMU Litoral Leste. Com as ambulâncias nas bases, aguardando chamadas pelo número 192, o socorro aos locais dos acidentes é feito em 15 minutos, em média. As 14 unidades móveis estarão estacionadas e preparadas para o socorro em pontos estratégicos dos 14 municípios cobertos pelo SAMU Litoral Leste. A redução do tempo de socorro implica em menos sofrimento para os acidentados, diminuição do agravo, sequelas e do risco de morte.

O SAMU Litoral Leste, com sede no Eusébio, na Região Metropolitana, atende 514 mil habitantes dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Eusébio e Ocara. Durante o período do feriado, a população deve dobrar.