Encontro reúne ouvidorias cearenses do SUS

8 de novembro de 2010 - 15:33

Com o objetivo de fomentar a reflexão sobre o cenário atual das Ouvidorias Públicas no Brasil e apresentar a 3ª versão da pesquisa Perfil das Ouvidorias do SUS no Ceará, identificando as diretrizes para o processo de descentralização em 2011, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio de sua Ouvidoria Geral e do Fórum Cearense de Ouvidoria do SUS, realiza o VI Encontro Cearense de Ouvidorias do SUS, na quinta e sexta-feira, 11 e 12 de novembro, no Mareiro Hotel, Avenida Beira Mar, 2380, Praia de Iracema.

Segundo a pesquisa Perfil das Ouvidorias do SUS na Ceará – 2010, já são 97 ouvidorias localizadas nas Secretarias Municipais de Saúde e nas unidades prestadoras de serviços do SUS. A Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde do Estado assumiu a coordenação do processo de descentralização das Ouvidorias do SUS no Ceará, de forma articulada e sistemática, visando democratizar o acesso do usuário aos serviços de Ouvidorias no campo da saúde pública, conforme orientação do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES), do Ministério da Saúde

As ouvidorias do SUS têm o papel de acolher as manifestações dos cidadãos, efetuar o encaminhamento, orientação e acompanhamento da demanda e dar retorno ao usuário, na busca de propiciar uma resolução adequada aos problemas apresentados; ampliar a participação dos cidadãos na gestão do SUS; possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade das ações e dos serviços prestados; e subsidiar a gestão nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas de saúde. O encontro de ouvidorias contará com a participação da Ouvidora Geral de União, Eliana Pinto, que é hoje a mais importante personalidade no campo das ouvidorias no Brasil.

Dia 11/11/2010

08h – Credenciamento e café da manhã

09h30min – Ouvidorias Públicas no Brasil: Avanços e Desafios.

Expositores:
Eliana Pinto – Ouvidora Geral da União.
Representante do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
Representante da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará.

12h – Almoço

13h – Exposição de pôsteres das experiências e projetos de intervenção desenvolvidos no âmbito de Ouvidorias do SUS no Ceará

14h – Ouvidoria e Humanização
Expositor: Adriana Melo e Luciana Mesquita Abreu

15h30min – Produção Científica sobre Ouvidoria do SUS no Ceará: socializando experiências
Mesa Redonda com profissionais que produziram teses de mestrado e/ou doutorado na área.

Dia 12/11/2010

08h – Café da Manhã

08h30min – Apresentação Cultural

9h – Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS: Um projeto em construção
Expositor: Representante do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.

10h – Descentralização das Ouvidorias do SUS no Ceará: inferências da Pesquisa “Perfil das Ouvidorias do SUS no Ceará – 3ª versão”
Expositora: Ana Paula Girão Lessa – Ouvidora Geral da Sesa

11h – Debate

12h – Almoço

14h – Ouvidorias do SUS no Ceará: a voz de seus protagonistas
Mesa Redonda com exposições orais de experiências e projetos de intervenção desenvolvidos no âmbito de Ouvidorias do SUS no Ceará.

15h30min – Entrega dos certificados do Curso de Capacitação em Ouvidorias do SUS

17h – Coquetel de encerramento