Sesa conquista Troféu Prata na Agenda de Gestão

28 de outubro de 2010 - 18:36

Depois do Prêmio Ceará Gestão Pública, anunciado na sexta-feira, 22 de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado comemora mais uma premiação, com a conquista do Troféu Reconhecimento Prata, na Agenda de Gestão. A Carta da Agenda de Gestão foi lançada no dia 6 de novembro de 2009, com o objetivo de promover a melhoria da gestão nos órgãos e entidades da Administração Direta, do poder Executivo Estadual. O prêmio será entregue às 10 horas do dia 4 de novembro, durante a realização do III Congresso Ceará Gestão pública, e dará direito a 10 vagas para servidores da Sesa no mesmo congresso e 3 vagas no Curso de Liderança da Escola de Gestão.

A premiação reconhece as secretarias participantes da Agenda de Gestão que apresentam evoluções significativas nas suas práticas de gestão. Aderiram à Agenda de Gestão 24 secretarias estaduais e nove delas concorreram à premiação, apresentando planos que foram monitorados pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Deveriam ser cadastrados por cada secretaria pelo menos nove planos de melhoria da gestão. A Secretaria da Saúde foi a única a apresentar 25 planos. Até a data da reunião de definição das faixas de premiação, na quarta-feira, a Secretaria da Saúde havia concluído 12 planos.

A Agenda de Gestão trata de temas específicos como trabalhar e discutir a gestão, desenvolvendo ações inovadoras, com foco no aumento da produtividade e na melhoria do desempenho da máquina pública. Aborda também o fortalecimento e capacitação das redes temáticas dos sistemas corporativos, melhorando a eficiência, eficácia e efetividade estatal, além de disponibilizar novas metodologias, instrumentos e ferramentas de gestão, simplificando os processos. A Carta da Agenda de Gestão recomenda a aferição das melhorias por meio da avaliação sistemática do desempenho da gestão, adotando a metodologia do Gespública.

Foram premiadas na edição 2010 da Agenda de Gestão seis secretarias estaduais. Conquistaram o Troféu Reconhecimento Ouro a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Além da Secretaria da Saúde, a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria de Esporte (Sesporte), conquistaram o Troféu Reconhecimento Prata. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) conquistou o Troféu Reconhecimento Bronze.

Este ano, a Secretaria da Saúde comemora, ainda, seis conquistas no Prêmio Ceará Gestão Pública. O Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital de Messejana são vencedores do troféu faixa ouro. O Hospital César Cals e a Sesa, nível central, conquistaram faixa bronze, e duas certificações foram outorgadas para o Hospital Geral de Fortaleza e para o Hospital Mental de Messejana. A entrega das premiações também ocorrerá durante o III Congresso Ceará Gestão Pública.