Três policlínicas regionais já inauguradas.

30 de setembro de 2010 - 13:12

Três policlínicas regionais, construídas pelo governo do Estado, com recursos do Tesouro Estadual, já foram inauguradas em Camocim, Tauá e Baturité. Em Tauá, a inauguração foi no último dia 24, Baturité dia 28 e Camocim dia 29. Nas inaugurações, os moradores das regiões conheceram as instalações das novas policlínicas, que, como unidades regionais, vão atender a população de todos os municípios que integram as microrregiões.

 

banner_poli_taua

No caso da policlínica regional de Camocim, serão atendidos os 152 mil habitantes da 16ª microrregião, qu einclui os municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole. De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, a construção das policlínicas e dos dois hospitais regionais no Cariri, em Juazeiro do Norte, e Zona Norte, em Sobral, vai garantir tratamento às pessoas do interior sem que elas tenham que se deslocar até a capital.

banner_poli_camocim_PRINCIPAL

Em Tauá, a policlínica regional vai atender a população de 109.810 habitantes dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá, integrantes da 14ª microrregião de saúde. Em Baturité, a Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos assistirá os 135 mil habitantes dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti, da 4ª microrregião de saúde.

banner_polis3

As policlínica regionais são equipadas com aparelhos de mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria. Além desses serviços, a população terá assistência de médicos especialistas em clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, oftalmologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia.

banner_polis2

As gestões das policlínicas regionais são através de consórcios públicos das microrregiões, uma  estratégia que fortalece a regionalização. Os consórcios foram aprovados pelas câmaras municipais e depois aprovados na Assembleia Legislativa do Estado. Através dos consórcios, os recursos para manutenção das policlínicas é compartilhado entre os municípios e o governo do Estado.

banner_polis1

Mais 18 policlínicas regionais, sob gestão de consórcios públicos de saúde, estão em construção no Interior, uma experiência pioneira que o Ceará está servindo de modelo para o país. Ainda este ano serão inauguradas as policlínicas regionais de Acaraú, Campos Sales, Russas e Pacajus.

As novas unidades de saúde fazem parte da decisão do Governo do Estado em ampliar e melhorar a assistência e acesso à saúde, construindo além de 21 policlínicas regionais, os dois hospitais regionais nas regiões do Cariri, já em fase de conclusão, e no Norte, em construção em Sobral, e 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em todas as regionais do Ceará. Além das novas obras no interior, os sete hospitais e unidades estão ampliados e reformados (HGF, Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital Mental de Messejana, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital São José, Hospital César Cals, Lacen, Hemoce, CIDH e IPC).