Sesa inaugura assistência farmacêutica, ampliada e reformada

27 de setembro de 2010 - 03:00

A sede da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf) da Secretaria da Saúde do Estado, que fica na Avenida Washington Soares, 7605,  passou por obras de reforma e ampliação. E, nesta segunda-feira, 27, às 11 horas, será inaugurada pelo secretário Arruda Bastos. Nas novas instalaçôes, além de melhores condições de trabalho para os profisionais, a Coasf passa a acolher com mais espaço e conforto os usuários do Sistema Único de Saúde na hora da dispensão de medicamentos.

A estrutura da sede da Coordenadora de Assistência Farmaceutica da Sesa foi totalmente transformada. O antigo espaço de vão único que abrigava os diversos setores da Coordenadoria foi dividido em áreas específicas para abrigar esses setores. A nova sede ganhou refeitório para 120 pessoas, auditório com 150 poltronas, sala de informática e oito banheiros. A área de armazenagem de medicamentos aumentou em 50% e ganhou local adequado de carga e descarga. Para o conforto dos usuários do SUS, foram construídas recepção e sala de atendimento para a dispensação de medicamentos. O Governo do Estado investiu R$ 1.606.965,11 nas obras, em recursos do Tesouro do Estado e do Ministério da Saúde.

Assistência farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2007, com a mudança do Governo do Estado do Ceará e a nova reforma administrativa da Secretaria de Saúde, a assistência farmacêutica passou a ser um órgão de execução programática da Secretaria de Saúde, sendo denominada de Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf), composta em sua estrutura por três núcleos: Núcleo de Medicamentos de Caráter Excepcional, Núcleo de Fitoterápicos e Núcleo de Medicamentos Essenciais e Estratégicos.