HGCC realiza demonstração da colocação de balão intragástrico

24 de setembro de 2010 - 17:58

Primeiro hospital público do Ceará a utilizar a técnica de colocação do balão intragástrico em pacientes obesos, o Hospital Geral César Cals, da rede estadual de saúde, e referência no tratamento da obesidade, realiza neste sábado, 25 de setembro, um workshop sobre o balão intragástrico, com transmissão ao vivo do procedimento, a partir de 8h30. Serão duas colocações com transmissão simultânea para o auditório do Bloco 700, destinadas a profissionais e estudantes da saúde do HGCC.

O evento inédito marca o início da utilização dessa técnica no programa de Cirurgia Bariátrica do César Cals, que está previsto para começar ainda esse ano. De acordo com o médico Ricardo Rangel de Paula Pessoa, os balões a serem utilizados no tratamento estão sendo licitados para uso rotineiro. Inicialmente serão adquiridos 20 balões e, de acordo com a demanda, esse número poderá aumentar.

Ricardo Rangel esclarece que o procedimento é indicado para super obesos, referendados do ambulatório de cirurgia bariátrica do hospital. “O procedimento será um pré-operatório destinado a pacientes obesos com risco cirúrgico alto para que atinjam o peso ideal para a cirurgia”, ressalta o médico.

O balão intragástrico, que é colocado e retirado por endoscopia, é um dispositivo de silicone de forma esférica e com um volume aproximado de 600ml e pode ser preenchido com soro fisiológico ou ar, dependendo do tipo de balão.

Para que seja alcançado um resultado satisfatório, o paciente precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, endocrinologista educador físico, entre outros. O HGCC já possui uma equipe para realizar o acompanhamento dos pacientes.

PROGRAMAÇÃO
Workshop do Balão Intragástrico

8h30 – Indicações técnicas e resultados do balão – Médico Paulo Siqueira, especialista em cirurgia endoscópica e gastroenterologia do Hospital Sírio Libanês

8h50 – Demonstração do balão intragástrico – Médicos Pablo Siqueira e Márcio M. Macedo

9h10 – Discussão

9h30 – Intervalo

10h – Procedimento ao vivo – duas colocações de balão com transmissão para o Auditório do Bloco 700