Tem início construção da UPA 24 horas do Eusébio

22 de setembro de 2010 - 17:24

Mais uma Unidade de Pronto Atendimento começa a ser construída no Ceará. O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, assina nesta quinta-feira, 23 de setembro, a ordem de serviço para o início da construção da UPA 24 horas do consórcio Eusébio-Aquiraz, de porte 2, na Rua Irmã Ambrosina, 367, esquina com Rua Pioneiro, Centro, às 10 horas. Serão investidos R$ 2.725.000,00 em obras e R$ 800.000,00 em equipamentos, em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Com o início das obras no Eusébio, agora já são 10 UPAs 24 horas em construção em todo o Estado.

Até o fim deste mês de setembro, o secretário Arruda Bastos assina ordens de serviço para o início das obras de mais quatro UPA 24 horas nos municípios de Aracoiaba, Horizonte, Canindé e Caucaia. Das UPA 24 horas que estão em construção, a da Regional VI, em Fortaleza, está com a obra quase pronta e deve ser inaugurada no próximo mês. Já foram assinadas ordens de serviço e estão em obras 10 UPA, sendo quatro na capital (Regionais II, III, V e VI), e uma em  Maranguape, Pentecoste, São Benedito, Crateús, Pecém e Eusébio.

As UPA 24 horas vão oferecer serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nas UPA, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

As novas unidades de saúde são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada – área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos. As UPAs de porte I cobrem uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos. A cobertura das UPA de porte II é de até 200 mil habitantes, com quatro médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Nas de porte III, a cobertura é de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários.

No Ceará, serão 32 UPA. O prazo de entrega de cada unidade é de 60 dias a 90 dias. O investimento em 22 iniciadas este ano é de R$ 77,9 milhões, sendo R$ 24.666,000 do Tesouro do Estado e o restante do Ministério da Saúde.

Calendário de ordens de serviço de UPAs 24 horas
UPA 24 horas
Porte
Data/hora
Aracoiaba 1 Avenida da Independência com estrada Aracoiaba, Planalto Aracoiaba

24/09 10h

Horizonte 2 Rua Francisco Azevedo com Rua Ciro Bilhar, Centro

27/09 10h

Canindé 1 Rua Luciano Magalhães com Rua Pedro Moreira, Santa Luzia.

28/09 10h

Caucaia 3 Rua Tobias Barreto com Rua Pedro Gomes da Rocha, Centro.

29/09 10h